Estátiva

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013































Definição de Estática

A Estática faz parte da Mecânica, onde esta é denominada como “A ciência que descreve e prediz as condições derepouso ou movimento de corpos sob a ação de forças.” A Estática em si é um ramo da Física em que estuda sistemas (partículas ou corpos rígidos) sob a ação de forças em equilíbrio. Onde entra a parteda primeira lei, em que afirma que em que todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio. E pela segunda lei, que diz que, a aceleração desses sistemas é nula. Mas o que vem aser partículas e corpos rígidos?
Partículas são constituídas por uma quantidade de matéria que supostamente ocupam um único ponto no espaço. Enquanto que corpos rígidos é o conjunto de partículasagrupadas de forma em que as distâncias entre as partes que formam o corpo ou o sistema estejam fixas no espaço, isto é, que não sofram mudanças.
Equilíbrio estático, pela física clássica, é definidocomo sendo um arranjo de forças atuantes sobre um corpo qualquer, em repouso, de modo que a resultante dessas forças tenha um módulo igual a zero. Isto é, todo e qualquer corpo estará em repouso emrelação a um ponto referencial, somente se as forças aplicadas sobre ele forem nulas.
Em diversos momentos do nosso cotidiano lidamos com situações envolvendo o equilíbrio estático. Pois este estápresente em basicamente tudo o que está em repouso perante os nossos olhos (nosso ponto referencial padrão), como: um aparelho de TV sobre uma estante ou então um livro sobre uma mesa. Agora, se por algumacaso passe a agir uma força sobre esses objetos, de modo que vença quaisquer obstáculos contrários (como a força atrito), a força resultante final passa a ser diferente de zero e o corpo entrará emmovimento.



Para uma melhor compreensão, segue-se abaixo, na figura 1 um ponto P, que está sujeito a ação de três forças F1, F2 e F3. E esse ponto encontra-se em repouso.


A ΣFi = 0 e isso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!