Estágio

Páginas: 27 (6700 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
APÓRTES TEÓRICOS

Educação Infantil (ECI)

Cátia Balmant Queiroz
Francisca Rosa de Araújo Silva

      
DEDICATÓRIA
 Quero dedicar este trabalho, aos meus familiares, amigos e professores que, de uma forma direta ou indireta, contribuíram para que mais uma etapa da minha vida fosse vencida.

AGRADECIMENTOS
 Agradeço ao único Deus verdadeiro, pois foi através dele que, passo a passoalcancei algo inatingível para mim. Chegar até aqui.

 
RESUMO
 Este trabalho fala sobre o tema Educação Infantil. Baseado na proposta e cuidados relacionados a essa faixa etária. Levando em conta os pressupostos de Vigotsky sobre o desenvolvimento infantil e a construção da aprendizagem. Propõe também uma reflexão a cerca da importância das instituições de Educação infantil, principalmente ascreches. Traz uma importante abordagem das creches no contexto educativo e, conseqüentemente de seus objetivos pedagógicos.
 

INTRODUÇÃO
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, em seu artigo n. 29, determina que, “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade, seus aspectosfísico, psicológico, intelectual e social, completando assim a ação da família e da comunidade.”
A mesma lei, no artigo 30, estabelece que as crianças de zero a seis anos têm direito a vagas na Educação Infantil. Sendo oferecidas em caráter não obrigatório em creches, para crianças até aos três anos, e em pré-escolas para crianças de três a seis anos.
    “Segundo Sacconi (2001), a palavra “creche”significa estabelecimento que se encarrega de cuidar de crianças até dois anos ou asilo diurno em que as mães trabalhadoras podem deixar seus filhos pequenos.” E de acordo com essa visão, as instituições destinadas ao ensino infantil, às creches, têm atuado mais como “abrigos” de crianças do que como instituições de ensino, não cumprindo efetivamente o seu papel educativo como previsto na lei.
  
 
 
 
 
 
 
 
 

1.               FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Esta pesquisa buscou embasamento teórico a respeito do desenvolvimento infantil nos trabalhos de Piaget e Vigotsky. Foram levados em conta também os pareceres encontrados nas obras de autoras como Jussara Hoffman, Maria Teresa Cuberes, Maria Lucia Machado, Zilma Ramos de Oliveira e Cyrce de Andrade. Sem deixar demencionar documentos e guias de consulta como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, o plano Nacional de Educação e o guia Política Nacional de Educação Infantil do Governo Federal.
Esses referenciais trazem considerações importantes acerca de uma educação integral alicerçada na preocupação com a identificação e valorização pessoal. Valorizar o autoconhecimento como base daeducação, possibilitará a criança uma visão de si mesmo,atuando e escrevendo sua própria historia,integrando e construindo o ambiente que vive.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil deve estar em consonância com uma política de Educação Infantil que, por sua vez refletir os preceitos legais e as convenções internacionais pertencente à área. Dessa forma, a elaboração de políticaspublica com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da Educação Infantil deve ser considerada prioridade, mesmo por que é este profissional que deverá:
(...) em complementação a ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu interesse peloprocesso de transformação da natureza e pela convivência em sociedade.
(Brasil/ MEC, 1994 p.15)

1.1                              O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  
De acordo com a teoria psicogenética de Piaget, a criança: “procura ativamente compreender o mundo que a rodeia e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca. É um sujeito que aprende basicamente através de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio
  • Estagio
  • Estágio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!