Estágio

Páginas: 22 (5443 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
VANESSA YARA GARCIA

ESTÁGIO INSTITUCIONAL III
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA



CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU
SÃO PAULO
2012

VANESSA YARA GARCIA

ESTÁGIO INSTITUCIONAL III
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA



Trabalho apresentado para a disciplina
“Estagio Isntitucional III ”,
do curso de Psicologia
Turma 006208A13 – Noturno – Campus Liberdade

CENTRO UNIVERSITÁRIO FMUSÃO PAULO
2011

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 6
2.1 AMA – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA 6
2.1.1 Missão 6
2.1.2 História 6
2.1.3 A AMA e suas relações 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
4. ANEXOS 20

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado na AMA - Associação de Amigos do Autista, uma instituição que proporciona aos autistas uma vida digna,trabalho, saúde, lazer, e integração à sociedade, além de promover e incentivar pesquisas sobre o assunto. Visa buscar conhecimentos aprofundados na área que possam fornecer grandes aprendizagens e esclarecer dúvidas sobre o acompanhamento do autismo.

Este estudo foi desenvolvido através de observações e coleta de dados. Não houve intervenção direta com os alunos, tendo sido realizado um total de umavisita, por 4 horas e com um estudantes de psicologia.

No prédio em que foi feita a observação (Unidade Lavapés), “estudam” crianças de 6 a 12 anos. São cinco salas, sendo que na sala 2 são alunos com autismo funcional mas com problemas de comportamento; na sala 3 são os menores, com idades na faixa dos 6 anos; na sala 4 eles são preparados para ser alfabetizados, desenvolvendo osrepertórios necessários; a sala 5 é a sala da alfabetização em si e a sala 6 que são crianças de até 6 anos desenvolvidas no projeto de intervenção precoce conveniada com a secretaria da saúde.



2. METODOLOGIA

2.1 AMA – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA

3.1.1 Missão

Fundada em 1983 por Raymond Rosenberg, a AMA tem como missão proporcionar às pessoas com autismo uma vida digna,trabalho, saúde, lazer e integração à sociedade; oferecer às famílias dos autistas instrumentos para a convivência no lar e em sociedade, além de promover e incentivar pesquisas sobre o autismo, difundindo os conhecimentos acumulados.

3.1.2 História

            Em 1983 a síndrome do autismo era totalmente desconhecida. A palavra autismo, definida em 1943/1944 por Leo Kanner e HansAsperger, constava apenas do vocabulário de alguns psicólogos e psiquiatras, e ainda assim só os especializados.

            O Dr. Raymond Rosenberg tinha alguns clientes que possuíam filhos de 3 anos em média e há pouco haviam sido diagnosticados com autismo. Não havia qualquer pesquisa ou tratamento na cidade, no estado ou no país que pudesse ser utilizado para ajudar aquelas crianças. Osatendimentos para crianças excepcionais não eram adequados e nem mesmo aceitavam pessoas com autismo.

            Foi então que esses pais decidiram se reunir para construir um futuro que amparasse seus filhos, e proporcionasse a eles maior independência e produtividade. Fundaram a AMA - Associação de Amigos do Autista - e antes de completar um ano de fundação, a AMA já tinha uma escola, quefuncionava no quintal de uma igreja batista. Logo no início, em 1984, a AMA contava com apenas nove assistidos, na escola.

        Hoje a AMA oferece atendimento 100% gratuito: conta com o apoio do SHIA (Solidarity, Human Rights, Inclusion, Accessibility), da Suécia, e há também convênio com a Secretaria do Estado de Educação e Saúde.

            A AMA conquistou reconhecimento como instituição deutilidade pública (Utilidades Públicas: Municipal - Decreto n°. 23.103 - 20/11/86, Estadual - Decreto n°. 26.189 - 06/11/86 e Federal - D.O.U.24/06/91). Recebeu, da sociedade, prêmios pelo trabalho realizado, como o "Prêmio Bem Eficiente", da Kanitz e Associados (1997 e 2005) e o "Prêmio Direitos Humanos", da Unesco e Poder Executivo Federal (1998), entregue à AMA pelo então presidente Fernando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio
  • Estagio
  • Estágio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!