Estágio

Páginas: 13 (3193 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
UNIVEL - UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
CURSO DE ARTES LICENCIATURA

LEINY SILVA DE OLIVEIRA

PAPEL DO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CASCAVEL
2012
LEINY SILVA DE OLIVEIRA

PAPEL DO TEATRO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Pesquisa apresentada ao curso de Artes Licenciatura da UNIVEL - União Educacional De Cascavel Faculdade De CiênciasSociais Aplicadas De Cascavel na disciplina Projeto de Pesquisa em Arte e Educação

Professora: Ândrea Sulzbach

CASCAVEL
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03
2 HIPÓTESE 04
3 JUSTIFICATIVA 05
4 OBJETIVOS 06
5 METODOLOGIA 07
6 CONCLUSÃO 10
7 REFERÊNCIAS 11
8 APÊNDICES 12
Apêndice 1 – Entrevistas 12
Apêndice A 12
Apêndice B 12Apêndice C 12
Apêndice D 13
Apêndice 2 – Questionário 14
Apêndice A 14
Apêndice B 14
Apêndice C 15
Apêndice D 15
Apêndice E 16
9 GLOSSÁRIO 17










1 INTRODUÇÃO

A proposta deste projeto é tornar o teatro um facilitador das interações sociais dos alunos, pois através de atividadesvários comportamentos são observados como a timidez, apatia, expressões e criticas.
Esses comportamentos levaram a considerar o teatro um instrumento de grande importância nas escolas, através do teatro as crianças podem aflorar emoções e até mesmo se descobrirem.
O teatro podem despertar os sentimentos de solidariedade, ética e moral nas crianças tornando-os seres críticos e hábeis a tomardecisões e interagirem com a diversidade a sua volta.

2 HIPÓTESE

O Teatro quanto expressão artística é capaz de gerar transformações no meio social.
Estimular e desenvolver a consciência cultural e organização em grupo.

3 JUSTIFICATIVA

O teatro na escola é de grande importância na educação. Por meio dele, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamentoindividual e em grupo, traços do seu desenvolvimento e essa situação permite ao educador um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
O teatro quanto expressão artística é capaz de gerar transformações no meio social. O teatro pode ser uma ferramenta muito importante no processo de desenvolvimento humano. Por conta do seu caráter lúdico e a proposta de jogo, torna-se um elofundamental nos processos de ensino-aprendizagem dos indivíduos. Ele permite a vivência de experiências sensoriais diversas, onde, a partir dos jogos teatrais e dramáticos, o jogador pode se posicionar em estado de simulação, envolvendo nessa realidade paralela do jogo, suas emoções, conceitos, valores.
O teatro na escola contribui com o objetivo geral da educação escolar, ou seja, valoriza oprocesso da formação consciente, organizada e uma atitude reflexiva diante das situações apresentadas ao aluno. O teatro promove a ampliação da visão de mundo, estimula e desenvolve a consciência cultural e auxilia o indivíduo a se organizar em grupo, desenvolvendo a consciência da coletividade. Promove a construção de pessoas mais criticas e a troca entre os indivíduos. Porém é uma experiênciaartística praticamente ausente nas escolas.
A participação do processo criativo do teatro na escola representa condições de ampliar a visão e o conhecimento o que contribuirá para realização da obra como um todo e para o reconhecimento individual do aluno na produção coletiva. Assim, o teatro é um mecanismo auxiliar para o processo de formar cidadãos conscientes, através da ação sobre o que existe, embusca do novo.
O objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana.

4 OBJETIVOS

Geral
Compreender o teatro como uma forma de relação social para o individuo, aprendendo sobre comportamento social através de peças teatrais.
Ensinar (ou tratar)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio
  • Estagio
  • Estágio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!