ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E INSTITUCIONAL

Páginas: 53 (13057 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
1 INTRODUÇÃO

A prática do psicólogo escolar nas instituições de ensino vem ao longo dos anos demonstrando sua relevância, tanto no âmbito concreto (unidade escolar), como no âmbito subjetivo (sociedade).
Neste sentido, Meira (2003) propõe que o objetivo de estudo e atuação da Psicologia Escolar seja o encontro entre o sujeito humano e a educação e que a função social da Psicologia Escolarseja a de contribuir para que a escola cumpra de fato seu papel de socialização do saber e de favorecimento de processos de humanização e desenvolvimento de pensamento crítico.
Diante disto, fica claro que o psicólogo escolar tem como atuação entender e promover o entendimento do indivíduo como um ser completo e não apenas a identificação de patologias e/ou culpados pelo fracasso escolar.
Souza eChecchia (2003) acreditam que os procedimentos que constituem a atuação/formação do psicólogo escolar deverão considerar: o trabalho participativo; a demanda escolar como ponto de partida de uma ação na escola; o fortalecimento do trabalho do professor e a circulação da palavra.
O presente trabalho tem como objetivo cumprir o estágio obrigatório de Psicologia Escolar e Institucional, tendo comopropósito conhecer o funcionamento de uma instituição escolar como um todo, articulando conhecimento teórico à prática do psicólogo escolar.
O trabalho foi desenvolvido na E.E. Professor José Scaramelli, onde foi possível conhecer parte de sua dinâmica escolar, considerando que as visitas foram realizadas no período noturno, onde são ministradas aulas no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos(EJA).
Através das observações e relatos obtidos, considerou-se que as maiores dificuldades enfrentadas concentram-se no Ensino Médio, sendo a distorção do papel do aluno a de maior relevância, por conta disto, o foco do objeto de estudo será o ensino médio.
É possível ressaltar que na literatura, as instituições de ensino e os professores não têm de fato uma real compreensão sobre a juventudedos tempos atuais, quando as aceleradas e constantes modificações das sociedades têm gerado pessoas que mesmo tendo idade iguais, vivem em situações completamente diferentes. Por conta disto, o modelo pedagógico uniformizador acaba contendo diversas lacunas que precisam ser preenchidas pelo sistema educacional (RAMOS; PAVAN, 2003).
Para Ramos e Pavan (2003), uma das lacunas é a imagem que o jovemtem sobre educação e instituição de ensino. As pesquisas apontam que a grande maioria dos jovens veem a escola como um espaço distante de seus interesses pessoais, criando assim, uma dicotomia entre a vida pessoal e a educação formal, criando uma imagem negativa que se inicia na infância e agrava ao passar dos anos.
Outra questão importante é que as próprias funções e objetivos do ensino médionão são claros, pois ao mesmo tempo em que essa etapa da educação resume-se na preparação do jovem para o vestibular e para o mercado de trabalho, por outro lado não contempla a formação plena dos jovens como cidadãos, não abrangendo as necessidades inerentes da idade, não criando oportunidades e não estimulando o desenvolvimento pessoal ligado ao sistema de ensino. Entende-se que não é trabalhado odesenvolvimento do sujeito “estudante” em sujeito “humano”, neste momento da vida – juventude – que deveria ser uma etapa de germinação das potencialidades individuais e grupais (RAMOS; PAVAN, 2003).
Portanto, tendo este público um perfil específico, deve-se considerar que, para garantir a ascensão e a presença dos jovens no ensino médio, é preciso compreender seu contexto nos dias atuais, alémde criar mecanismos pedagógicos eficazes e consonantes com as necessidades e aspirações juvenis. Vale destacar que é de grande importância levar em conta as manifestações culturais protagonizadas pelos jovens, além dos valores como o narcisismo e exibicionismo, associados à fragilidade de pais e professores como modelos falidos de identificação juvenil, sendo substituídos por modelos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
  • Estagio supervisionado psicologia escolar
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO l EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
  • Psicologia Institucional escolar
  • Estagio supervisionado na gestao escolar
  • Estágio Supervisionado em Administração Escolar
  • Relatorio estagio psicologia institucional
  • Estágio Supervisionado em Gestão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!