Estágio sensório motor

Páginas: 13 (3089 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Universidade federal de Pernambuco
Centro de educação- CE

Psicologia da educação 7
Conceito de permanência do objeto
(Estágio sensório-motor)



Recife, 27 de setembro de 2012.
Introdução
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento daPsicologia que visa compreender as diversas fases que o indivíduo vive, desde o nascimento até o seu mais completo grau de desenvolvimento.
A teoria de Piaget busca compreender o desenvolvimento do ser humano, no entanto ela se destaca do empirismo e do apriorismo pelo seu caráter inovador quando introduz uma 'terceira visão' representada pela linha interacionista.
Nesse trabalho, abordaremos o primeiroestágio, chamado Sensório-motor, definido para crianças de zero a aproximadamente dois anos de idade que tem, como característica principal, a atividade motora e sensorial da criança.
A inteligência trabalha através das percepções e das ações, é uma inteligência iminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) jáque não representa mentalmente o objeto e as ações. Sua conduta social, neste período, é de isolamento e egocentrismo (o mundo é ele).
A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo

É uma teoria de etapas que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. A criança é idealizada como um ser ativo, que a todo o momento interage com a realidade, atuandoativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central, portanto, é a interação organismo-meio e essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida.
Piaget define o desenvolvimentointelectual como um contínuo processo de construção e reconstrução que ocorre em uma sequência de ações mentais. Durante todo o processo, é possível integrar novos dados aos esquemas já existentes, (assimilação); fazer aquisição de novos esquemas ou alterar os esquemas existentes, (acomodação).
De acordo com as possibilidades de entendimento construídas pelo sujeito, ele tende a assimilar ideias, mascaso estas estruturas não estejam ainda construídas, ocorrerá uma modificação de hipóteses e concepções anteriores que vão ajustando-se àquilo que não foi possível assimilar. É o que ele chama de acomodação, onde o sujeito age no sentido de transformar-se em função das resistências colocadas pelo objeto do conhecimento.
  O desequilíbrio é fundamental, pois o sujeito buscará novamente oreequilíbrio com a satisfação da necessidade daquilo que ocasionou o desequilíbrio. A inteligência para Piaget se constrói na medida em que novos patamares de equilíbrio adaptativo são alcançados. Piaget propõe que as construções estruturais da inteligência humana são universais e surgem sempre na sequência apresentada, mas as idades cronológicas em que essas construções se manifestam variam de individuopara individuo e de grupo para grupo.

Dimensões do desenvolvimento
 
O primeiro estágio do desenvolvimento cognitivo é o chamado período sensório-motor que compreende seis subfases: 1- uso dos reflexos; 2- reações circulares primárias; 3- reações circulares secundárias; 4- coordenação de reações circulares secundárias; 5- reações circulares terciárias e 6- invenção de novos significados pormeio de combinações mentais.
A primeira fase do desenvolvimento cognitivo, caracterizada pelo uso dos reflexos, vai do nascimento até ao fim do primeiro mês de idade. Nesta fase da vida a criança usa constantemente seus reflexos relacionados com o ouvido e a fonação. Os reflexos mais usados logo depois do nascimento são a sucção, movimentos da língua, deglutição, choro e movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sensorio motor
  • sensorio motor
  • Sensorio motor
  • Sensorio-Motor
  • sensório motor
  • Sensório motor
  • sensório motor
  • Sensorio motor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!