Estágio alfabetização

Páginas: 13 (3166 palavras) Publicado: 25 de julho de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DAIANE RODRIGUES DA SILVA
DAYANE RAQUELLI DRESCHER
KATIANE ALICE JAERGER

RELÁTORIO DE ESTÁGIO - ALFABETIZAÇÃO

PALMITOS
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DAIANE RODRIGUES DA SILVA
DAYANE RAQUELLI DRESCHER
KATIANE ALICE JAERGER

RELÁTORIO DE ESTÁGIO - ALFABETIZAÇÃOTrabalho apresentado á disciplina de Estágio – Alfabetização, no Curso de
Pedagogia á Distância da Faculdade
Internacional de Curitiba – FACINTER.

Tutor local: Marlei Datsch

Pólo de Apoio Presencial: CA Palmitos

PALMITOS
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 5
2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 5
2.2 HÓRARIO DE FUNCIONAMENTO 5
2.3 NIVEIS DE ATENDIMENTO5
3 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA INSTITUIÇÃO 6
4 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DE ESTÁGIO 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 16INTRODUÇÃO

O estágio de alfabetização tem como objetivo principal proporcionar a compreensão dos aspectos teórico- metodológico dos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando uma analise critica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita.
O desenvolvimento do nosso trabalho foi realizado na 1ª série doensino fundamental matutina da Escola de Educação Básica Felisberto de Carvalho, no período de 25 de março á 31 de março de 2011. A turma contava com 12 alunos sendo 5 meninas e 7 meninos, com idade de 6 á 8 anos. Neste dias observamos o desenvolvimento dos alunos em relação á leitura e a escrita, e a pratica do ensino da alfabetização da professora no espaço real da escola. Realizamos a observaçãodo estágio em 4 dias acompanhando as atividades realizadas pela professora em sala de aula.
Sabemos que a alfabetização possui papel fundamental nas séries iniciais, pois a leitura e a escrita trás benefícios sociais e culturais para o individuo que aprenda a usá-la.
Hoje a Escola brasileira encontra- se em uma nova etapa, vivemos um momento em que se apresentam novos rumospara os educadores, as mudanças mais recentes como a expansão da educação infantil, a inclusão das crianças de 6 anos na escola e a extensão do ensino fundamental para 9 anos, visam melhorar a educação das crianças de nosso país.
Neste relatório iremos abordar alguns aspectos observados na sala de aula com relação a linguagem e a escrita, o modo em que esses assuntos são trabalhados, eo que educadores e nós futuros educadores, podemos fazer para melhorar e estimular ainda mais a alfabetização de nossas crianças com relação á esses fatores.
Não devemos confundir língua com escrita, pois são dois meios de comunicação distintos. A escrita representa um estágio posterior de uma língua. A língua falada é mais espontânea, abrange a comunicação lingüística em toda suatotalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias. A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante. Existem ainda outros fatores que podem influenciar na linguagem com: fatores culturais, sociais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio de Alfabetização
  • Estagio alfabetização
  • Estagio alfabetizaçao
  • Estagio-alfabetização
  • Estágio de alfabetização
  • Estagio alfabetização
  • Estagio em alfabetizaçao
  • Estágio de alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!