esse

846 palavras 4 páginas
O tema "teoria da evolução" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas.
Sob o ponto de vista da ciência, teoria é: a) uma idéia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. b) sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles. c) uma idéia, apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
X d) uma idéia apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável. e) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.

Até o século XVII, o papel dos espermatozóides na fertilização do óvulo não era reconhecido. O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo. Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado o seguinte trecho:
“... para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.”
Dentre as etapas que constituem o método científico, esse trecho do relatório é um exemplo de: a) análise de dados

b) coleta de material

c) elaboração da hipótese

X d) planejamento do experimento

O grupo-controle, de uma importância em Biologia, cujo método característico é a comparação, é empregado na experimentação para: a) testar o funcionamento dos equipamentos da experiência.

b) Controlar o comportamento dos outros organismos em

Relacionados