esse

821 palavras 4 páginas
Quanto à atualização profissional verificou-se que há necessidade de aprimoramento constante, com cursos técnicos e de pós-graduação, leituras especializadas, assim como acompanhamento específico da evolução da informática a partir de novas tecnologias e suas aplicações.

As funções de serviço atribuídas ao analista de sistemas e a profissão ligada á analise de sistemas são extremamente vastas. Muitas organizações definem uma categoria denominada programador / analista, ampliando ainda mais a descrição. Assim, de acordo com a abrangência do título do cargo tanto as organizações quanto os indivíduos se enquadram numa larga gama de usos. As organizações maiores possuem departamentos distintos para analise e programação e contam com analistas que “vivem” ou num grupo ligado a análise de desenvolvimento de sistemas, ou na organização do negócio que utilizará a aplicação. Algumas organizações possuem o cargo de arquiteto de sistemas; outras, o de gerente de projetos e outras ainda o de projetistas de sistemas. Usar-se-á, aqui, uma definição, relacionada com a função e não com as pessoas que desempenham os papéis.
O Analista de Sistemas é capaz de desenvolver e administrar projetos de Sistemas de Informação. Conhece características de equipamentos, estando apto a fazer estudos de necessidades e viabilidade técnico-econômica de equipamentos e Sistemas de Informação. Conhece administração de empresas, podendo vir a ser analista de organização ou mesmo assumir todos os níveis de chefias na área de Informática. Pode dedicar-se ao ensino e à pesquisa, dentro do seu campo profissional. Conhece linguagens de programação comerciais e científicas, podendo realizar manutenção de sistemas de computadores e, ainda, como analista de software, pesquisar a otimização e aplicação de sistemas. Podem atuar no dimensionamento, implantação e gerência de redes de teleprocessamento. Conhece estruturas de dados e pesquisas a arquivos, estando habilitado a atuar em áreas de

Relacionados