Esse mesmo

316 palavras 2 páginas
Membrana plasmática é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular.

Citoplasma

O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular.

Centríolo

Um Centríolo ou centro celular é uma estrutura em forma de cilíndro encontrado na maioria dascélulas eucariontes animais, embora seja ausente alguns protistas, gimnospermas,angiospermas e fungos.

Lisossomo

Lisossomos ou lisossomas citoplasmáticas são organelos celulares que têm como função a degradação de partículas advindas do meio extra-celular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.

Complexo de Golgi

Em biologia celular, o complexo de Golgi, aparelho de Golgi, dictiossoma,golgiossomo ou complexo golgiense é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas.

Mitocôndria

A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP.

Núcleo celular

O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula.

Nucléolo

Nucléolos são organóides presente em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNA.

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é uma

Relacionados