esquitossomose

Páginas: 3 (523 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Esquistossomose, infecção causada por verme parasita da classe Trematódea. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada. Nesses lugares, o número de pessoas com esta parasitose semantém mais ou menos constante.
Esses, estão divididos em 5 (cinco) classes , e mudam como agente causador da infecção conforme o lugar do mundo. No nosso país a esquistossomose é causada peloSchistossoma mansoni. O principal hospedeiro e reservatório do parasita é o homem sendo a partir de suas excretas (fezes e urina) que os ovos são disseminados na natureza.
Possui ainda um hospedeirointermediário que são os caramujos, caracóis ou lesmas, onde os ovos passam a forma larvária ou forma cercaria. Esta última dispersa principalmente em águas não tratadas, como lagos, infecta o homem pelapele causando uma inflamação da mesma.
No homem o parasita se desenvolve e se aloja nas veias do intestino e fígado causando obstrução das mesmas, sendo esta a causa da maioria dos sintomas da doençaque pode ser crônica e levar a morte. Abaixo poderemos ver o ciclo da Esquistossomose.

Os sexos do Schistossoma mansoni são separados. O comprimento do macho varia de 6 a 10 mm de comprimento. Érobusto e possui um sulco ventral, o canal ginecóforo, que abriga a fêmea durante o acasalamento. A fêmea é mais comprida e mais fina que o macho. Os dois possuem ventosas de fixação, localizadas naextremidade anterior do corpo e que facilitam a adesão dos vermes às paredes dos vasos sanguíneos.
Os ovos eliminados pela urina e fezes dos homens contaminados evoluem para larvas na água, estas se fixame desenvolvem em caramujos. Estes liberam a larva adulta, que ao permanecer na água contaminam o homem. No sistema venoso humano os parasitas se desenvolvem até atingir de 1 a 2 cm de comprimento, sereproduzem e eliminam ovos. O desenvolvimento do parasita no homem leva aproximadamente 6 semanas que é chamado de (período de incubação)
O QUE SENTIMOS?
No momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquitossomose
  • esquitossomose
  • Esquitossomose
  • Esquitossomose
  • Esquitossomose
  • esquitossomose
  • esquitossomose
  • esquitossomose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!