esquistossomose

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Transmissão
A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se nãoencontrarem os caramujos para se alojar. Se os encontram, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens penetrando em sua pele ou mucosas.
Aesquistossomose chegou às Américas Central e do Sul provavelmente com os escravos africanos e ainda hoje atinge vários estados brasileiros, principalmente os do Nordeste.
Contaminação
As fezes e urina deuma pessoa já contaminada pelo parasita Schistossoma mansoni são jogadas em algum rio,lagoa, qualquer lugar que possua água doce, os ovos contidos nas fezes ou urina que logo após evoluem para larvas,que se alojam e se desenvolvem em caramujos. Estes  caramujos liberam a larva adulta, que permanece na água e contamina a pessoa. Quando entram no sistema venoso da pessoa esses parasitas começama crescer até chega a um tamanho de 1 a  2cm de comprimento, que se reproduzem e eliminam seus ovos.
Esse desenvolvimento dentro da pessoa demora aproximadamente 6 semanas e é chamada de período deincubação. Depois de chegar a forma adulta e reprodutora e no seu habitat final (sistema venoso), a liberação de ovos pela pessoa contaminada pode durar muitos anos.
Sintomas
 A doença tem uma fase aguda eoutra crônica.
Na fase aguda, pode apresentar manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.
Na fase crônica, geralmenteassintomática, episódios de diarreia podem alternar-se com períodos de obstinação (prisão de ventre) e a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento do fígado (hepatomegalia) e cirrose,aumento do baço (esplenomegalia), hemorragias provocadas por rompimento de veias do esôfago, e ascite ou barriga d’água, isto é, o abdômen fica dilatado e proeminente porque escapa plasma do sangue....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquistossomose
  • esquistossomose
  • Esquistossomose
  • Esquistossomose
  • Esquistossomose
  • Esquistossomose
  • Esquistossomose
  • esquistossomose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!