Esquemas táticos do futebol

Páginas: 9 (2042 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
Esquemas táticos do futebol

No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e conseqüentemente, esquemas tá(c)ticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e comdiferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência).
Todos os esquemas possuem diferenças em sua configuração (principalmente no meio-campo), e também na forma de como cada jogador é orientado. Os esquemas são tipicamente identificados por três números, que indicam o número de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, respectivamente.
O primeiro esquema táticológico foi o 4-2-4, quando se acreditava que o objetivo do futebol era marcar gols. Hoje em dia, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.[editar]Nomenclatura
Líbero, 2º volante, meia de ligação, ala, centro-avante fixo, ponta-de-lança são alguns dos termos usados no contexto de formações táticas específicas. O termo centro-avante, por exemplo, gera alguma confusão com o termo atacante: atualmente, centro-avante é o atacante que tem presença de área, que vem de trás para pegar o rebote e que joga entre os zagueiros. Alguns jogamfrequentemente de costas para a meta, se tornando uma espécie de pivô no futebol.
[editar]Lista de esquemas táticos
[editar]Carrossel
É um esquema tático criado pelo técnico holandês Rinus Michels tem como finalidade que cada jogador assumir uma posição no campo aleatoriamente, ou seja sem posição fixa, menos o goleiro, é claro, e é considerado a maior demonstração de futebol total com todos atacando edefendendo.
Na copa do Mundo na Alemanha em 1974, a Holanda de Johan Cruyff mostrou ao mundo a grande inovação tática, mas caiu perante a Alemanha Ocidental de Franz Beckenbauer perdendo de 2 a 1 na final.
[editar]3-3-4
Neste sistema é utilizado dois zagueiros e um dos laterais na defesa. Compondo o meio-campo, outro lateral fica como meio-campo defensivo, enquanto o volante fica comomeio-campo central junto a um dos meias-armadores. O outro meia-armador fica comoatacante junto com os três atacantes.
[editar]3-4-3
Ver artigo principal: 3-4-3


3-4-3.
A sua primeira aparição foi na Copa do Mundo de 1962, na sua defesa existe um líbero que faz a cobertura das jogadas, nos lados do meio-campo, um ala defensivo, e um ponteiro. Além de três atacantes, sendo dois pontas de lança eum centro avante.
[editar]3-5-2
O segundo mais utilizado atualmente, possui um meio-campo com 2 volantes e 2 laterais avançados e sem obrigação de marcar, assim denominados alas. Com dois centro-avantes que recebem bolas cruzadas na área pelos alas.
O 3-5-2 é um esquema tático com três jogadores na defesa, cinco jogadores no meio-campo e dois jogadores no ataque.
Este esquema surgiu na Europa,como opção menos defensiva que o 4-4-2. Na defesa, foi adicionado um zagueiro e o último jogador da defesa é conhecido como líbero. Os laterais foram colocados mais à frente, e passaram a ser chamados de alas.
O líbero tem importância fundamental neste esquema. É ele o jogador que orienta a defesa, desarma adversários e cria as jogadas de ataque. Para este ataque funcionar, o meio-campo deve terjogadores com capacidade de marcação.
No lado defensivo do esquema, cada zagueiro fica incumbido de marcar um atacante, enquanto o líbero, que pode se posicionar na frente ou atrás da defesa, "na sobra", auxiliando o setor defensivo. Os meias protegem a entrada da área e os alas cuidam das laterais.
[editar]3-6-1


3-6-1.
O 3-6-1, é um esquema tático com três jogadores na defesa, dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esquema tatico
  • esquemas táticos
  • Esquema Tatico do volei
  • Sistemas Táticos do Futebol
  • Sistemas taticos futebol
  • Futebol, aspectos táticos e técnicos
  • Sistemas taticos do futebol
  • Sistema tático no futebol – uma análise literária.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!