Esquema lógico sobre santo agostinho e tomás de aquino

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
Santo Agostinho
* Homem
Para Agostinho além de ser o elemento suscitador da discussão filosófica, é a morada de Deus, este reside nas profundezas de Deus, sendo assim toda verdade deve ser obtida a partir de uma introspecção, meditação, conversa consigo mesmo, a consciência divina deve ser introduzida por uma “iluminação”no espírito humano, este por sua vez , está entre o mundo exterior e odivino, sendo um permanente inquieto. Não possuímos nenhuma idéia inata de Deus
* Verdade
Agostinho retoma os princípios platonistas, entre eles o de que existe uma verdade absoluta(Deus) acima das verdades particulares, está dentro de cada um de nós para ele, mas não a verdade completa, pois se assim possuí-se não a procuraria, tendo apenas uma parte da verdade, necessária para estimularessa procura. A meditação (soliloquium) é, pois, a via para se entrar em contato com a verdade.
* Conhecimento
Para Agostinho a dialética da existência é o amor. Sem esse movimento de afeto com o criador e para com os irmãos criados não há conhecimento. “Se Deus é a sabedoria, diz ele, o verdadeiro filósofo é aquele é um amante de Deus”. O conhecimento requer a capitação pelos sentidos e otrabalho da razão, mas esse trabalho intelectual precisa de uma lâmpada acesa por Deus para clarear. Quem acende essa luz é o amor. Se para Platão saber é “lembrar”, para Agostinho saber é “iluminar-se”.
* O Mal
Entende que o mal não existe por si só (como um ser), mas como privação de um bem, este é, inerente do ser; mesmo sendo de menor qualidade (seres terrenos), fomos criados pelo ser divino,o mal assim sendo vem por uma condição de imperfeição do homem, carência do ser (mal metafísico), a distração com as criaturas, em decorrência da vontade, pelo que temos o livre-arbítrio, e a colocação do amor as coisas inferiores a Deus constitui o pecado (mal moral), o corpo em princípio é bem, torna-se mal quando se corrompe pelos desejos.
* O Mundo
Para ele o mundo só faz sentido nessecontexto de homem que tem Deus dentro de si.
Admite que foi criado por Deus do nada, por livre vontade,não sendo necessário mas contingente mas o mundo de formas imperfeitas e muitas indeterminações porém apregoa que nele há progresso e transformação das coisas. Em sua constituição a essência das coisas permanecem as mesmas, apesar de ganharem manifestações externas diferentes, com umaperfeiçoamento daquilo que já existe, pois nada mais é criado. Novamente recorrendo a Platão, Agostinho incorpora o mundo das aparências e o mundo das idéias ao pensamento e à mística cristãos.
Deus está fora do tempo, é sempre presente; o mundo foi criado junto com o tempo e não no tempo - antes do mundo ser criado, não havia tempo. Deus é eterno, presente, fora do tempo. Antes de Agostinho, Deus eravisto como um organizador do caos inicial. Bem diversa é a doutrina cristã do filósofo, para quem Deus é o criador de todos os seres, a partir do nada e como consequência do seu amor infinito.    
* A Graça
A graça referida por ele é concedida ao homem como auxílio desde Adão, por sua liberdade plena, depois tornou-se essencial como diretor da liberdade de escolha (livre-arbítrio), incita-o adirigir sua vontade para o bem, dissipando a escolha do mal como escolha, a graça, atribui um fundamento verdadeiro, escolher o bem, libertando-nos do erro, tornando-nos realmente livres.
São Tomás de Aquino
* Fé
A filosofia deve oferecer uma compreensão racional das experiências da Fé, de tal forma que a fé não pareça irracional, sendo assim, qualquer que seja argumento discordante dateologia, a filosofia deverá sempre rever seus argumentos, pois a fé (verdade sobrenatural e supra-racional) é mais elevado que o da razão.
* Razão
Verdade natural. Tomás reconhece na filosofia um campo próprio e distinto do pensamento, contudo, não admite que ela possa contradizer a filosofia a teologia. Pensamento racional a serviço da teologia.
* Teoria do Ser
Retomando a concepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • santo agostinho e tomas de aquino
  • Santo agostinho e tomás de aquino
  • Santo agostinho e tomás de aquino
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • Santo agostinho e são tomas de Aquino
  • Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
  • Santo agostinho e são tomás de aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!