Esqueleto Humano

Páginas: 10 (2431 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Arquitetura do esqueleto humano
O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas que dá sustentação ao corpo constitui o esqueleto. O esqueleto protege os órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. Além disso, o esqueleto atua como reserva de cálcio e local de formação das células do sangue. O esqueleto humano é constituídopor diversos ossos e estruturas associadas, como: cartilagens, tendões e ligamentos.

Ligamentos Cartilagens Tendão
Articulações ósseas
Articulação óssea é o local onde os ossos fazem contato. No crânio, por exemplo, as juntas são fixas, e os ossos estão firmemente unidos, formandouma caixa óssea resistente. Em outras articulações os dois ossos podem movimentar-se um em relação ao outro, como na articulação do braço e do antebraço.
As articulações ósseas móveis podem ser de vários tipos. Nos ombros, por exemplo, elas são do tipo "bola-e-soquete", o que possibilita movimentos giratórios dos braços, nos joelhos e cotovelos, são do tipo "dobradiça", permitindomovimentos de flexão em um único plano. Os ossos de uma articulação tem de deslizar suavemente, ou seja, sem atrito, um sobre o outro, caso contrário eles iriam se desgastar. Esse deslizamento suave é garantido pela presença de cartilagens lisas nas extremidades dos ossos, e também por meio de lubrificação constante por líquidos viscosos.
Os ossos de uma articulação móvel mantêm-se no lugargraças a cordões resistentes, constituídos por tecido conjuntivo fibroso, os ligamentos, que estão fortemente aderidos ao periósteo, camada de tecido conjuntivo fibroso que reveste os ossos.


Partes do esqueleto
Uma pessoa adulta possui 206 ossos, responsáveis por cerca de 14% da massa corporal. O maior osso do corpo é o fêmur (osso da coxa), com cerca de 45 cm de comprimento(dependendo da altura da pessoa), os menores ossos são os da orelha média (bigorna, martelo e estribo), com cerca de 0,25 cm cada um. O esqueleto é dividido em dois grandes conjuntos ósseos: o esqueleto axial, constituído pelos ossos da cabeça e da coluna vertebral, incluindo as costelas, e o esqueleto apendicular, constituído pelos ossos dos braços e das pernas.

Cabeça:
Na cabeça há cercade 29 ossos. Oito deles são curvados e firmemente unidos, formando o crânio, a caixa arredondada que abriga e protege o encéfalo. Na região anterior do crânio localizam-se os ossos da face, o maior deles é a mandíbula, o qual é o único osso da cabeça que é móvel, o que permite abrir e fechar a boca.

Ossos da cabeçaMartelo, bigorna e estribo, ossos do ouvido









Tronco:
O tronco forma o eixo corporal, onde se articulam a cabeça e os membros. Ele é formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. A coluna vertebral é constituída por 33 ossos, as vértebras. Nas pessoas adultas algumas vértebras se fundem, reduzindo seu número a 26. As vértebras articulam-se emsequência e são unidas entre si por ligamentos, formando um eixo ósseo firme e flexível. A sobreposição dos orifícios presentes nas vértebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula espinhal. Entre as vértebras há um tipo de cartilagem resistente, que atua como amortecedor de choques quando a coluna é pressionada (conhecido como disco).

Vértebras, disco emedula espinhal
As sete primeiras vértebras da coluna são chamadas vértebras cervicais e constituem o pescoço, que sustenta a cabeça. Em seguida há doze vértebras torácicas, ligadas às costelas, que formam a caixa torácica. Ao conjunto de vértebras torácicas seguem-se cinco vértebras lombares, que são as maiores da coluna, o que se explica pelo fato de suportarem o peso da parte superior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esqueleto humano
  • O esqueleto humano
  • esqueleto humano
  • esqueleto humano
  • Esqueleto Humano
  • Esqueleto humano
  • esqueleto Humano
  • esqueleto humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!