espécies de peixes

1168 palavras 5 páginas
AGULHA (Strongylura marina)

Características: peixe de escamas diminutas com corpo alongado e fusiforme, boca comprida, formando um bico com numerosos dentes pontiagudos. As nadadeiras dorsal e anal estão localizadas na mesma posição na parte posterior do corpo e têm aproximadamente o mesmo tamanho. Coloração prata esverdeado e alcança 50 cm de comprimento total.

Habitat: Água salgada- águas costeiras
Ocorrência: regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Hábitos: pelágica podendo entrar nos rios. Forma pequenos cardumes. É muito rápido e voraz.
Alimentação : pequenos peixes
Ameaças : poluição e pesca predatória.
APOGON BRASILEIRO (Apogon americanus)

Características � corpo vermelho vivo, olhos negros e grandes, com suas linhas horizontais brancas cortando a íris.
Habitat � Água salgada- em vários ambientes costeiros, fundos de cascalho, próximos a bancos de algas e recifes, coralinos ou não. Ocorrem em profundidades que variam de 0 a 50 m.
Ocorrência � do litoral norte ao sudeste do Brasil.
Hábitos � de dia vivem em fundos de tocas, saem à noite para comer, isolados e em grupos de até 5 indivíduos, a pouca distância do fundo. Ficam imóveis nas colunas da águas e são capturados facilmente.

Alimentação � zoobentos, microcrustáceos, pedaços de peixe e camarão.
Reprodução � reproduzem-se o ano todo, com picos no verão. Os machos guardam os ovos na sua boca e ficam sem se alimentar até a eclosão.
Ameaças � destruição do habitat e captura para aquariofilismo. BODIÃO ARARA (Bodianus pulchellus)
Características � corpo fusiforme, alongado, boca pequena em posição avançada. As cores passam por 3 fases. Os jovens são amarelos com uma mancha negra, em seguida, a porção frontal passa a ter uma coloração cinza escuro e ao chegar à fase adulta, apresenta coloração vermelha pelo corpo, uma listra branca que vai desde a porção inferior da cabeça seguindo pelo meio do corpo até a nadadeira caudal, e também

apresenta uma coloração

Relacionados