esppelho

851 palavras 4 páginas
Biografia:
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em Figueres (Catalunha), em 1904.
Seu pai era austero, mas Dalí recebeu da mãe o apoio necessário para seguir a carreira artística. Despertou para a pintura em 1916, durante uma viagem da para a cidade Cadaqués, com a família de Ramón Pichot, um pintor impressionista.
Além de seu trabalho na pintura, poucos conhecem a sua enorme versatilidade, pois algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos. Dalí realizou ainda interessantes contribuições ao teatro, moda, fotografia, cinema (tendo trabalhado com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock), comerciais de televisão e até no campo do design, criando logotipos para produtos.
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. Iniciou sua educação artística na Escola de Desenho Municipal. Em 1916, durante férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista. Suas primeiras obras, como "Moça à janela", enquadradas numa linha naturalista e minuciosa, já produziam uma ambígua sensação de irrealidade, que se acentuaria posteriormente. Em 1921, entra para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, mas acaba por ser expulso da instituição em 1926, pois afirmava que ninguém ali era suficientemente competente para o avaliar.Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista.
De 1928 até 1931, Dalí participou de diversas exposições, publicou livros e até fez dois filmes, junto com Luis Buñuel, “Um cão andaluz” e “A cidade de ouro”.
Foi a partir desse período que pintou seus quadros mais famosos. Entre 1930 e 1935, com obras como “Persistência da memória”, Dalí se consagra como um ícone do seu estilo, surrealista. É conhecido tanto por sua arte com uma incrível combinação de bizarrices, figuras oníricas, como pela excelência plástica que o tornou internacionalmente conhecido.
Em 1939 é expulso do grupo artístico surrealista, pois estes adotavam

Relacionados