esportiviza o da tecnica aula 04

1729 palavras 7 páginas
A TÉCNICA ESPORTIVA COMO CONSTRUÇÃO
CULTURAL: IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA
DO ESPORTE

AUTORES: JOCIMAR DAOLIO; EMERSON LUÍS VELOZO

O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.

Quando se discute o conceito de técnica utilizado pela área, não raro se lança mão de conhecimentos da biomecânica, da fisiologia do exercício, e até mesmo da física e da biologia, para justificar determinados procedimentos pedagógicos em busca do movimento técnico perfeito. Aliás, é curioso notar que a palavra
“técnica” tradicionalmente é usada como sinônima de movimento correto, daí advindo expressões como “gesto não técnico” ou “movimento sem técnica”.

Para Gilles-Gaston Granger (1994), a técnica é uma prática humana anterior à ciência, vinculada, na Antigüidade, à dimensão da arte, e o seu princípio estava no criador e não na criação. A técnica associada à arte se constituía como um modo de fazer que era tradicional, ou seja, seguia determinados costumes e rituais próprios de um grupo ou de uma região.
A cientificização das técnicas acabou, justamente, por diminuir o grau de singularidade destas e, ao mesmo tempo, fez aumentar o grau de normalização. A partir do século XVIII, com a revolução industrial européia, a relação entre teoria científica e técnica, que antes era relativamente distante, se estreitou. A ciência penetrou a técnica e retirou desta a sua singularidade, o seu estilo, aquilo que a

Relacionados