ESPORTE ADAPTADO: SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O BEM-ESTAR DO DEFICIENTE.

Páginas: 10 (2376 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL







LARISSA REBECCA DA SILVA CABRAL
MAIRANA MARIA ANGÉLICA SANTOS



ESPORTE ADAPTADO: SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O BEM-ESTAR DO DEFICIENTE.









João Pessoa
2012
LARISSA REBECCA DA SILVA CABRAL
MAIRANA MARIA ANGÉLICA SANTOS




ESPORTE ADAPTADO: SUA RELAÇÃO COM ASAÚDE E O COM BEM-ESTAR DO DEFICIENTE.





Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico como pré-requisito para a obtenção de notas.




Orientadora: Luana Rodrigues



João Pessoa
2012

RESUMO


Trata-se de uma proposta de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que tem a finalidade de analisar de que maneira as práticas dosprofissionais de Terapia Ocupacional com os portadores de deficiência pode ajudar na melhora da qualidade física por meio da adaptação de esportes. O esporte para pessoas com deficiência tem a finalidade de promover a quebra de obstáculos, que são considerados rotineiros. E pode ajudar os deficientes, estimulando sua participação em outros ambientes.

Palavras chave: Esportes. Adaptação. Portadores dedeficiência.


SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................
1.1Objetivos..............................................................................................
2 REVISÃO DE LITERATURA.....................................................................
3 CONSIDERAÇÕESMETODOLÓGICAS.................................................
4 ORÇAMENTO.........................................................................................
5 CRONOGRAMA.......................................................................................
REFERÊNCIAS...........................................................................................APÊNDICES................................................................................................









INTRODUÇÃO

No início do século XX, surge o esporte adaptado. Inicialmente para jovens portadores de deficiência auditiva. Algum tempo depois foi aderido para portadores de deficiência visual, sendo em sua maioria, modalidades coletivas. Segundo Pedrinelli (1994), o neurologista inglês LudwingGuttmann, a pedido do governo britânico, criou o Centro Nacional de Lesados Medulares do Hospital de Stoke Mandeville, cujo objetivo era tratar homens e mulheres do exército inglês feridos na Segunda Guerra Mundial, e utilizando o esporte como auxílio na reabilitação dos pacientes, buscando também amenizar os problemas psicológicos vindos do ócio hospitalar.
Os primeiros focos do esporte adaptado foramna Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi nos Estados Unidos que surgiu a primeira equipe de cadeirantes jogadores de basquetebol. O esporte adaptado não para de evoluir, desde então. Em 1960 surge as Paraolimpíadas, nos Estados Unidos e Europa, os Jogos Paraolímpicos são muito divulgados pela mídia (WINNICK, 1995).
No Brasil, o esporte adaptado surgiu no ano de 1958 e desde então vem evoluindo acada ano, mas ainda há muita falta de informação quanto ao esporte adaptado e por esse motivo, muitos brasileiros não tem acesso ao mesmo.
Práticas de exercício regular trazem benefícios à saúde dos portadores de deficiência física, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. O exercício também melhora a qualidade de vida e suas habilidades.
O esporte e o lazercomeçam a fazer parte do tratamento médico por serem fundamentais no processo de enfrentamento da “desvantagem” pelos deficientes físicos. O esporte tem um papel fundamental na reabilitação: complementa e amplia as alternativas; estimula e desenvolve os aspectos físicos, psicológicos e sociais e favorece a independência (SILVA et al, 2005: 254).
Ao recortamos o objeto, partimos da ideia de que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • esportes adaptados para deficientes fisicos
  • Bem estar e cuidado com a saúde.
  • Bem estar e saúde
  • centro de saúde e bem estar
  • saude e bem estar
  • Saude/Bem-Estar
  • Saude e bem estar
  • Saude e bem estar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!