ESPOROTRICOSE

2654 palavras 11 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE “MONSENHOR JOSÉ LUÍS BARBOSA CORTEZ” – CEEPS
ESCOLA TÉCNICA DO SUS – ETSUS/PI
CURSO TÉCNIVO EM ANÁLISES CLÍNICAS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
PROFESSORA: VÂNIA

ESPOROTRIVOSE

RAIMUNDO NONATO GOMES DE CARVALHO

Teresina, julho/2014
Esporotricose
A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo Sporothrix schenckii que pode afetar animais e humanos. A doença atinge habitualmente a pele, o tecido subcutâneo e os vasos linfáticos, mas pode afetar também órgãos internos. É incluída no grupo das micoses profundas.
O fungo causador da esporotricose habita a natureza (solo, palha, vegetais, madeira) e a instalação da doença se dá através de ferimentos com material contaminado, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, principalmente gatos, também podem transmitir a esporotricose através de mordeduras ou arranhaduras ou ainda através de bicada de aves.
Os fungos deste complexo estão amplamente distribuídos na natureza especialmente, em zonas de clima temperado e tropical, sendo encontrados em solos ricos em matéria orgânica, cascas de árvores e vegetais em decomposição. O ambiente é considerado a fonte de infecção para animais e humanos, os quais adquirem a doença através da penetração traumática na pele causada por felpas de madeira, espinhos de plantas e material vegetal contaminado. A infecção através da inalação de estruturas fúngicas (conídios) presente no ambiente é considerada rara. O fato de o fungo estar presente no ambiente faz com que seja facilmente carreado pelos felinos, devido aos hábitos inerentes da espécie, como afiar as unhas em árvores, escavar e rebolcar-se no solo. Dessa forma, tanto animais doentes como sadios podem carrear e transmitir o agente para outros animais e ao homem através da arranhadura e mordedura.

A infecção cutânea apresenta disseminação lenta e raramente é fatal, sendo tratada com itraconazol,

Relacionados