espitomologia

739 palavras 3 páginas
Epistemologia da ciência e do Ensino (ECQ1)
Profª Dr. Amanda Cristina T. L. Marques
Aluna: Simone Angelis Muller - Prontuário: 1480995

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento/ Edgar Morin; tradução Eloá Jacobina. 8° ED. Rio de Janeiro: bertrand Brasil, 2003.

Síntese O autor chama a atenção de uma evidente crise nas ciências nos tempos atuais, é que um novo espírito científico, deverá substituir os antigos. O autor aborda assim o tema na educação e no ensino atual, que apenas acumula o conhecimento sem nada compreender , também critica a expansão descontrolada do saber .
De acordo com o pensamento do autor essa forma de ensino prejudica o aluno, porque o impede de repensar e organizar o seu próprio pensamento, impedindo de abranger e assimilar. Uma reforma na educação seria a utilização de meios que colocasse a disposição de compreender de forma correta toda a disciplina e não ficasse apenas retendo a explicação.
Este fato tem gerado um conhecimento especializado, restrito apenas para alguns profissionais que dominam uma única área , com perda em outras ciências . Tudo isso é fruto de uma sociedade industrializada, com necessidade de ensino moderno, capaz de entender as relações que unem diversas disciplinas , englobando toda a história do nosso universo. O autor defende o ponto de vista de que o todo não é redutível às elementos, se assim é feito perde em sua substância e abrangência, tornando-se muito técnico e insuficiente para responder questões humanistas. Para evitarmos este erro de pensamento, devemos substituir o velho, que isola e separa por um outro que distingue e une. Democratizando assim o conhecimento e tornando-o acessível a todos. Edgar Morin aponta a existência de duas culturas, a científica e a humanística, com pontos de vista adversos.
Enquanto a cultura humanística congrega, reuni as diferentes áreas do saber, a científica separa os conhecimentos,

Relacionados