espiritualidade nas organizações

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
Comportamento Organizaciol: Espiritualidade nas Organizações

O que é Espiritualidade Organizacional ?
Espiritualidade nada tem a ver com uma religião específica. Espiritualidade nas organizações são os valores e procedimentos considerados como justos, morais e corretos, estes também sendo aplicados no mundo dos negócios. Ou seja, é aplicar aqueles conceitos que ouvimos de nossos pais, dafilosofia e de todas as religiões, também no nosso dia a dia de trabalho. É o respeito ao próximo (neste caso estamos falando dos chefes, pares, subordinados, fornecedores, clientes, concorrentes, governo), a compreensão, o perdão, o apoio, a fraternidade, a solidariedade, o trabalho em equipe; enfim, viver bem e em harmonia também em nosso cotidiano nas organizações, a cada momento se percebe mais aespiritualidade nas organizações.
Mas como uma empresa pode se tornar espiritualizada?
Espiritualidade nas empresas trata apenas da elevação dos “valores organizacionais”. Nada mais do que isso. Assim desmistificamos os primeiros mitos quando se fala deste assunto.
Para Richard Barrett, valores organizacionais são classificados em 7 níveis. Quanto mais altos os valores de uma organização, maisespiritualizada ela é. Veja como é esta classificação dos 7 níveis na imagem abaixo:

Se uma empresa possui muitos valores organizacionais nos três níveis inferiores, podemos dizer que esta empresa está muito focada em atender as necessidades básicas, dela própria e de seus funcionários. E se nesses valores vividos na empresa encontramos limitações como “controle, excesso de horas de trabalho,foco de curto prazo, burocracia, autoritarismo, complacência, corrupção e manipulação ”, podemos afirmar que esta empresa possui uma cultura focada no curto prazo. Então o medo é um sentimento constante das pessoas que nela trabalham.
Já as empresas que possuem valores organizacionais distribuídos nos quatro níveis superiores, podemos dizer que são empresas que possuem altos níveis deespiritualidade. Do nível quatro para o nível sete não existem valores limitantes e portanto, não existe medo e sim amor instalado na cultura organizacional. Quando o medo deixa de existir, as pessoas trafegam numa freqüência mais leve, amistosa, as relações interpessoais são muito valorizadas e as pessoas se sentem felizes trabalhando para esta empresa.
Porém, uma empresa que possui apenas valores“elevados”, ou seja, de nível quatro para o nível sete, pode não estar conectada à realidade do mundo capitalista, que é tão focado em resultados, e onde o sucesso de uma empresa é determinado pelos números positivos ao final de cada período. Por isso, essas questões ainda parecem um tanto utópicas…
Então a indicação consultiva é que as empresas elevem seus níveis de espiritualidade, mas mantenham, tambémvalores de sustentações saudáveis nos níveis um, dois e três.  Aí teremos uma empresa com o que chamamos de “Cultura Organizacional de Espectro Total”. A empresa estará preocupada em gerar sustentação em todas as cadeias de valores, cuidando da saúde integral de seus colaboradores, geração de negócios sustentáveis, rentabilidade do ponto de vista financeiro, e consequentemente estará assegurandosua longevidade – deixando um legado para as futuras gerações.
A eliminação de valores limitantes é o passo inicial para se começar a espiritualização de uma empresa. Já a elevação dos valores organizacionais deve ser uma meta contínua. Não acontece de um dia para outro. Todos os dias a liderança deve dar um passo a frente neste sentido. É tarefa da liderança fazer esta transição. Levar a empresado medo ao amor, do nível mundano para o espiritual, da incerteza para a longevidade.
O que acontece no clima e cultura organizacional de uma empresa que eleva seu nível de espiritualidade?
Harmonia, colaboradores satisfeitos, clima muito bom, turn over em níveis aceitáveis, alto engajamento, pessoas apaixonadas por seu trabalho e pela empresa, alegria, relações interpessoais recheadas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espiritualidade nas Organizações
  • Espiritualidade nas organizações
  • Espiritualidade nas organizações
  • Espiritualidade nas organizações e compr ometimento organizacional
  • A espiritualidade como ferramenta estratégica para a competitividade nas organizações
  • Razão (qi) x emoção (qi) x espiritualidade (qs) nas organizações
  • Espiritualidade
  • Espiritualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!