Espiral do comhecimento

509 palavras 3 páginas
Espiral do conhecimento – O conceito de Espiral do Conhecimento é constantemente aplicado no cotidiano profissional. A todo momento, principalmente quando ingressamos em um novo emprego, temos que aprender algo novo que está sendo cobrado. Para a criação deste conhecimento, devemos passar por todas as etapas da espiral: socialização, externalização, combinação e internalização. A socialização é um processo de compartilhamento de experiências, que é normalmente estruturado na observação, imitação e prática. É adquirir conhecimento tácito sem usar linguagem. Exemplo: o indivíduo precisa vender algo, nunca o fez, mas certamente deve ter comprado algo em sua vida e observou os modos de agir do vendedor. Já tem alguma noção de vendas.

Externalização é articular o conhecimento tácito em explícito. Basicamente, é “mostrar o que sabe” por meio de analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. É transformar algo totalmente subjetivo em algo que outro indivíduo terá acesso. Um diálogo informal pode desencadear a externalização. Um veterano da organização dando “dicas” de como a mesma se comporta a um novato é um exemplo de externalização da conversão do conhecimento.

A combinação passa por converter todo o saber adquirido em um sistema de conhecimento. A criação do conhecimento realizada na educação formal geralmente assume essa forma.

Internalização está muito ligado ao know-how (aprender fazendo). É compactar o que foi aprendido e adicionar as interpretações pessoais. Para que a criação do conhecimento organizacional ocorra é preciso que o indivíduo socialize o conhecimento tácito adquirido, iniciando uma nova espiral.

Efeito da Inovação – Inovar é aplicar novas ideias e atingir sucesso com elas. É frequentemente vivenciado no dia a dia profissional. A inovação traz consigo, se for aceita , maior faturamento, acesso a novos mercados e aumento das margens de lucro para a empresa.

Trazer um produto ou serviço total ou parcialmente

Relacionados

  • Gestão do conhecimento
    1918 palavras | 8 páginas
  • 2173960601/24
    2387 palavras | 10 páginas