Espinosa recebe selo unicef

839 palavras 4 páginas
Espinosa recebe Selo Unicef
Extraido de: Governo do Estado de Minas Gerais
02 de Dezembro de 2008
O governador Aécio Neves comemorou, nesta terça-feira (2), a conquista de 17 cidades do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha que foram certificados com o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) -Município Avançado. A entrega do selo aos municípios certificados aconteceu durante o IX Fórum dos Governadores do Nordeste, em Recife (PE). O Selo Unicef é um reconhecimento internacional aos investimentos e conquistas alcançadas pelos municípios em seu esforço para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Em todo o país, 1.130 cidades do semi-árido se inscreveram nesta edição do Selo e 260 cumpriram as exigências do Unicef. Elas desenvolveram ações para garantir a melhoria da qualidade dos serviços prestados a crianças e adolescentes, principalmente nas áreas de educação, saúde, lazer, esportes e cultura.
Dos 17 municípios mineiros premiados, 14 são do Norte do Estado: Águas Vermelhas, Catuti, Cônego Marinho, Espinosa, Itacarambi, Mamonas, Montalvânia, Ninheira, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Rio Pardo de Minas, Salinas e Taiobeiras. No Vale do Jequitinhonha, foram contemplados os municípios de Almenara, Araçuaí e Ponto dos Volantes.
Combate à mortalidade infantil.
Nos últimos cinco anos, todas as cidades mineiras do semi-árido monitoradas pelo Unicef melhoraram seus indicadores sociais. Os índices de mortalidade infantil e materna registraram queda não apenas nos 17 municípios contemplados com o Selo, mas nos 85 localizados na região do semi-árido, área historicamente marcada por baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e onde as mortes de mães e crianças por falta de assistência registravam os maiores números do país.
Em 2002, a taxa de mortalidade infantil no semi-árido mineiro era de 20,08 para cada mil crianças nascidas vivas. Os números de 2007, ainda não conclusivos, indicam redução para 15,7, segundo a

Relacionados

  • resumo
    73852 palavras | 296 páginas
  • 120066870345
    427832 palavras | 1712 páginas