Espetrofometria

1942 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
A base curricular do curso de Engenharia de Alimentos tem como fundamentação, algumas aulas experimentais, onde nós alunos manuseamos diversos equipamentos, tais como espectrofotômetros, espectrofotometria de absorção a gás, espectrofotometria de absorção atômica entre outros, que possibilitam análises físico-químicas de forma rápida e eficiente. A física experimental chega com o intuito de proporcionar o destrinchamento desses equipamentos, associando a sua funcionalidade com as leis físicas. Neste relatório procuramos reproduziremos efeitos ópticos, como a dispersão, interferência, laser, frequência da luz entre outros conceitos.
O fenômeno da dispersão, por exemplo, é o fenômeno óptico que consiste na separação da luz branca, ou seja, separação da luz solar em várias cores, onde apresentam várias frequências diferentes.
Neste contexto temos os efeitos do espectro eletromagnético, que são o resultado das radiações eletromagnéticas emitidas, absorvidas ou refletidas nas suas frequências ou comprimentos de onda correspondentes. Outra forma de espectro é o visível, resultado das radiações eletromagnéticas emitidas, absorvidas ou refletidas cujo comprimento de onda se encontra dentro da faixa de radiação visível ao olho humano, emitindo cores especifica.
O laser é um tipo diferente de emissão de luz. Apresenta-se de forma monocromática, contém um comprimento de onda específico que é determinado pela quantidade de energia liberada quando o elétron vai para uma órbita menor e a luz é bem direcionada. A luz laser tem um feixe muito estreito e é muito forte e concentrada, liberando luz em várias direções. Esta luz é utilizada na gravação e reprodução de CDs, inúmeros equipamentos eletrônicos, ópticos entre outros. Procuramos estudar e interpretar cada efeito produzido pelo feixe de luz tanto a monocromática quanto a do laser, e compara-los com valores teóricos.
2.0 OBJETIVOS
- Descrição do que ocorre com a luz policromática “branca” ao passar por uma rede de

Relacionados