ESPET CULO E ESTERE TIPO BOCC

4943 palavras 20 páginas
ESPETÁCULO E ESTEREÓTIPO: UMA ANÁLISE DO QUADRO "DE VOLTA
PRO MEU ACONCHEGO" DO PROGRAMA DO GUGU

Ana Flávia Silva NERY1
Ingrid Santana BARBOSA2
Verbena Córdula ALMEIDA3
Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo
O presente artigo apresenta reflexão acerca do preconceito contra o nordestino, disseminado, de modo subliminar, pelo Programa do Gugu, exibido pela Rede Record de Televisão, mais especificamente no quadro De Volta Pro Meu Aconchego. A partir da teoria do enquadramento, foram observados 15 episódios do quadro em questão, veiculados nos anos 2010 e 2011. A referida análise visa destacar os enquadramentos ideológicos propagados através da mídia sensacionalista, que consequentemente podem influenciar a sociedade brasileira. Foram utilizados no processo de análise, além dos estudos sobre enquadramento de mídia outros referenciais teóricos, tais como mídia e sensacionalismo e preconceito regional.
Palavras-Chave: preconceito, nordestinos, mídia sensacionalista, Programa do Gugu.
Os meios de comunicação estão cada vez mais presentes na vida societária e não seria exagero afirmar seu protagonismo nas sociedades contemporâneas. A partir do advento da imprensa, esse processo de desenvolvimento das tecnologias de comunicação e de informação assumiu um ritmo deveras acelerado. Novos meios foram sendo incorporados à vida cotidiana dos indivíduos e transformados em indispensáveis.
No século 20 a televisão foi a grande vedete desse cenário e se converteu. “Ela classifica as maneiras de ver sociamente aceitas” (RINCÓN, 2006: 18). Apesar do advento da Internet e de sua consolidação cada vez mais efetiva no século 21, a televisão não perdeu o seu poder no cenário da comunicação das sociedades contemporâneas. 1

Graduanda do Curso de Comunicação Social – Rádio e TV da UESC, email: aninhaneryy@gmail.com.

2

Graduanda do Curso de Comunicação Social – Rádio e TV da UESC, email: dindizinha16@gmail.com.

3

Doutora em História e Comunicação no Mundo Contemporâneo, professora

Relacionados