esperimento da lamapada de lava

1739 palavras 7 páginas
RELATORIO DE EXPERIMENTO

* OBJETIVO:
A experiência demonstrou que há liberação de oxigênio quando o bicarbonatode sódio entra em contato com a água juntamente com o comprimido efervescente e há formação de bolhas que ultrapassam o óleo e é expelida pelo espaço.
A quase lâmpada de lava aplica noções dedensidade, para compreender a flutuação ou a submersão das gotículas de água no óleo; noções de solubilidade para compreender porque o óleo e a água não se misturam e se apresentam em fases separadas;noções de reação química para compreender porque o comprimido libera gás na água.

Lâmpada de lava

Uma típica "lâmpada de lava".
Lâmpada de lava, conhecida em inglês como lava lamp, é uma lâmpada mais utilizada para decorar do que para iluminar. É assim chamada por produzir um efeito que lembra lava. Edward Craven Walker foi o inventor da lâmpada de lava «Astro».

01. Como funcionam as lâmpadas de lava
Quando as lâmpadas de lava apareceram pela primeira vez, nos anos 60, elas estavam presentes em dormitórios de colégios e em quartos de adolescentes ao redor do mundo. Nos Estados Unidos e em muitos outros países, estas lâmpadas se tornaram um ícone da cultura popular. Depois de todos esses anos, as pessoas ainda compram estas lâmpadas e os fabricantes oferecem centenas de opções de design.
Neste artigo, vamos entender o funcionamento destas incríveis lâmpadas. Também vamos conhecer um pouco da história e até ensinar você a criar sua própria lâmpada. Da próxima vez que você vir uma lâmpada, você entenderá todo o seu processo.

02. Dentro da lâmpada – composto químicos
As lâmpadas de lava são dispositivos bastante simples, baseadas em princípios científicos básicos e compostos de poucos componentes. Elas devem ter:
• um composto que forma as "bolhas" flutuantes;
• um composto em que as bolhas flutuam;
• uma lâmpada que ilumina e esquenta o vidro para que as bolhas se movam.
Para criar as bolhas flutuantes, os dois componentes na lâmpada de lava devem

Relacionados