Esperimento acústico

772 palavras 4 páginas
Conforto Ambiental II

Acústica

Relatório baseado na aula prática da disciplina de Conforto Ambiental II, realizado no Estúdio de Rádio e TV da Uninassau, bloco B, no dia 22/03/13.
Neste experimento foram analisadas as capacidades de isolamento acústico dos materiais de seis recipientes, com a utilização de o som de um aparelho de celular coberto por estes isolantes. Porém algumas características físicas destes isolantes foram limitantes para maior precisão na avaliação devido às variações de volume, forma, espessura das paredes dos objetos e como foi realizada a vedação destes.
ANÁLISE DO ISOMENTO ACÚSTICO DOS MATERIAIS
Na nossa análise, adotamos as denominação “muito bom”, “bom” e “ruim” para o desempenho dos materiais (ignorando os fatores citados acima). Segue a lista de materiais e nossa avaliação: * MDF

-Desempenho: Muito bom.
-Características do material: o MDF é um material denso, que contribui para melhor isolamento das ondas sonoras. Este efeito de reverberação é mínimo dentro das placas de MDF. O ar e a madeira tem grande diferença de impedância sendo a transmissão de energia entre estes meios bastante pequena.
-Características do objeto: Formato cúbico, espessura de aproximadamente 15mm e bem vedado, porém sua base não estava bem regularizada, formando uma fresta entre sua base e o tampo da mesa onde foi feita a experiência.

* Espuma acústica

-Desempenho: Ruim.
-Características do material: Espuma acústica é um material poroso, pouco denso.
A função da espuma acústica (e suas variantes) é absorver as frequências altas.
Forrar uma sala de espuma significa filtrar os agudos do áudio e diminuir o tempo de reverberação das altas frequências. Se o resto do espectro não for tratado igualmente, teremos um som abafado, sem brilho, com falta de agudos. E excesso de reverberação nos graves / médios - que já são naturalmente pronunciados nas salas pequenas e médias.) -Características do objeto: Formato cilíndrico,

Relacionados

  • Apostila básica de psicoacústica
    9479 palavras | 38 páginas