espeiação

1198 palavras 5 páginas
A especiação é o fenómeno natural através do qual novas espécies (ou variedades) do mesmo tipo de animal são formadas. Uma “espécie” é geralmente definida como uma população natural que se cruza ou tem o potencial de se cruzar, e encontra-se reprodutivamente isolada de outros tais grupos (Ernst Mayr 1942). A formação de novas espécies ocorre frequentemente quando membros dum grupo estabelecido se separam, impedindo o acasalemento ou o fluxo genético entre os grupos. Quando ocorre uma separação e eles são sujeitos a pressões selectivas distintas, organismos que já foram capazes de se cruzar geneticamente irão, gradualmente, desenvolver barreiras à reprodução. Este processo resulta em dois ou mais grupos de organismos geneticamente distintos que já não são capazes de se cruzar (espécie).

A especiação é o mecanismo principal responsável pela diversificação dos tipos de plantas e animais (originalmente criados por Deus) para grupos fisicamente distintos.

discussão e conclusão
A evolução é uma das teorias mais bem sustentadas de toda a ciência e substanciada por uma grande quantidade de evidências científicas. Contudo, apesar de a teoria geral ser consensual, continua a haver debate sobre pormenores nos mecanismos de mudança.

A especiação se inicia quando uma subpopulação de uma espécie se isola geograficamente, altera o seu nicho ecológico ou o seu comportamento, de maneira que fique isolada reprodutivamente do restante da população daquela espécie. Esta subpopulação, ao se isolar e sofrer mutações cumulativas que alteram, com o passar do tempo, o seu genótipo e, consequentemente, sua relação com o meio, ou seja, a expressão fenotípica desta, se transformando em uma nova especie.

http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/extincao-tartarugas-gigantes-de-galapagos-conservacao/

Estudos indicam que as ilhas surgiram em meio ao Pacífico há pelo menos cinco milhões de anos, em consequência de erupções de vulcões localizados

Relacionados