Espectroscopia - Físico-Química

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Universidade de São Paulo – USP
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – FCFRP








FÍSICO-QUÍMICA
Espectroscopia









Ribeirão Preto
2013

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................04
Objetivos.......................................................................................
Materias eMétodos......................................................................09
Discussão e Resultados..........................................................11
Conclusão...............................................................................17
Referências Bibliográficas.......................................................18






















INTRODUÇÃOEspectroscopia de uma maneira geral, consiste no estudo da radiação eletromagnética emitida ou absorvida por um corpo, ou seja, é uma técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra.
Esta técnica é largamente empregada na Química, Física, engenharias, astronomia, e várias outras áreas. Em astronomia, elapermite saber informações sobre a constituição química das estrelas e a evolução das reações que lá acontecem assim como a expansão do universo. Na Física e na Química, a espectroscopia nos fornece informações sobre as propriedades nucleares, atômicas e moleculares da matéria.
Radiação
A radiação eletromagnética, da qual a luz visível é um exemplo, pode ser pensada como ondas. Estas possuem umcomprimento de onda, o qual está inversamente relacionado com a frequência. Quanto mais curto for o comprimento de onda, maior a frequência e mais energia será transportada pela radiação. A energia é transmitida em pequenos pacotes (quanta), também chamados de fótons.
Em espectroscopia radiação emitida ou absorvida pode ser luz visível, infravermelho, ultravioleta, raios-X, elétrons,... A Partirdela, podemos obter informações características do corpo ou material em estudo.







(Figura 1- Principais regiões empregadas em espectroscopia).


Efeitos sobre as Moléculas
A espectroscopia aproveita o fato de que todos os átomos e moléculas absorvem e emitem luz em determinados comprimentos de onda. Para compreender o motivo, é preciso saber como os átomos são estruturados. Em1913, um cientista dinamarquês chamado Niels Bohr tomou o modelo do átomo proposto por Ernest Rutherford - um denso núcleo cercado por uma nuvem de elétrons - e fez algumas pequenas melhoras que enquadravam melhor os dados obtidos em observações. No modelo de Bohr, os elétrons que cercam o núcleo existem em órbitas separadas, mais ou menos como os planetas em órbita do Sol.
No átomo de Bohr, umelétron em uma determinada órbita está associado a um determinado montante de energia. Ao contrário dos planetas, cujas órbitas são fixas, os elétrons podem saltar de órbita a órbita. Um elétron em sua órbita padrão está em estado neutro. Para se mover dele para uma órbita mais distante do núcleo, ele precisa absorver energia. Quando isso acontece, os químicos dizem que ele está em estado deexcitação. Os elétrons em geral não permanecem em estado de excitação indefinidamente. Em lugar disso, retornam ao estado neutro, o que requer a liberação do mesmo montante de energia que permitiu a excitação inicial. Essa energia toma a forma de um fóton - a menor das partículas de luz, em determinado comprimento de onda, e porque comprimento de onda e cor estão relacionados, tem uma determinada cor.
Cadaelemento da tabela periódica tem um conjunto único de órbitas de Bohr que não é compartilhado por nenhum outro elemento. Em outras palavras, os elétrons de um elemento existem em órbitas ligeiramente diferentes dos elétrons de outro elemento. Porque as estruturas internas dos elementos são únicas, eles emitem comprimentos de onda de luz diferentes quando seus elétrons se excitam. Em resumo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Química Espectroscopia
  • Espectroscopia e a Química Bárbara Priscila
  • Físico-quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico-Quimica
  • Físico-quimica
  • fisico quimica
  • Fisico quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!