ESPECTROFOTOMETRIA

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 18 de março de 2014









LAIANA DA SILVA NOGUEIRA





ESPECTROFOTOMETRIA
IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PARA UM AUXILIAR DE LABORATÓRIO QUIMICO




SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
2014
LAIANA DA SILVA NOGUEIRA






ESPECTROFOTOMETRIA
IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PARA UM AUXILIAR DE LABORATÓRIO QUIMICO







Trabalho desenvolvido durante a disciplina deEquipamentos de Laboratório, mediado pela
professora Ligia




SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
2014

SUMARIO


ESPECTROFOTOMETRIA........................................................................................01
APLICAÇÕES DO ESPECTROFOTÔMETRO.........................................................02
IMPORTÂNCIA DA ESPECTROFOTOMETRIA PARA UM AUXILIAR DELABORATÓRIO QUÍMICO.......................................................................................03
CONCLUSÃO.............................................................................................................04
REFERÊNCIAS..........................................................................................................05


INTRODUÇÃO

A espectrofotometria podedenominar-se, como um método analítico espectrofotométrico de absorção, na qual as espécies absorventes de uma amostra a serem analisadas, são colocadas num recipiente chamado de cubeta, e ao passar um feixe de radiação monocromática através da dela, uma parte da energia radiante é absorvida e a outra e a outra é absorvida pelo meio. Esta energia medida é expressa em % de transmitância ou em absorbância.A quantitativa é regida pela Lei de Lambert-Beer, na qual estabelece a relação entre a concentração e a quantidade de radiação absorvida por uma espécie química.

ESPECTROFOTOMETRIA

A espectrofotometria é o método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por umasolução que contem uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem receber energia radiante. A absorção das radiações ultravioleta, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
Espectrofotometria astronômica: Os astrônomos utilizam redes de difração para estudaro espectro de energia da radiação eletromagnética dos astros coletada nos telescópios. Sua qualidade se mede pelo poder de separação de duas linhas de absorção ou de emissão do espectro eletromagnético de uma estrela, isto é, pela sua resolução espectral.
Espectrofotometria de absorção atômica: É o método de análise usado para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de metais.O método consiste em determinar a presença e quantidade de um determinado metal em uma solução qualquer, usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons que, ao sofrerem um salto quântico depois de devidamente excitados por uma chama de gás acetileno a 3000 graus celsius, esses devolvem a energia recebida para o meio, voltando assim para a sua camada orbital deorigem. 
Espectrofotometria no Infravermelho: A radiação infravermelha não tem energia suficiente para excitar os elétrons e provocar transições eletrônicas, mas ela faz com que os átomos ou grupos de átomos vibrem com maior rapidez e com maior amplitude em torno das ligações covalentes os unem.  Nas vibrações, as ligações covalentes comportam-se como se fossem pequenas molas unindo os átomos.Quando os átomos vibram, só podem oscilar com certas frequências, e as ligações sofrem várias deformações. Quando a ligação absorve energia, ela sofre alterações e, ao retornar ao estado original, libera essa energia, que então é detectada pelo espectrômetro. As moléculas podem vibrar de muitos modos. Dois átomos unidos por uma ligação covalente podem efetuar vibrações de estiramento dessa ligação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espectrofotometria
  • espectrofotometria
  • Espectrofotometria
  • espectrofotometria
  • ESPECTROFOTOMETRIA
  • Espectrofotometria
  • Na Espectrofotometria
  • Espectrofotometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!