Espectro Eletromagnético

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2014
 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticasque contém as ondas de rádio, as microondas, oinfravermelho, os raios X, a radiação gama, os raios violeta e a luz visível ao olho humano. A radiação gama é a radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos ouprocessos subatómicos.
Mesmo abaixo ou acima dos níveis conhecidos, as emissões sempre trazem fótons, sejam estes mais fracos(relacionados ao infravermelho) ou mais fortes(ultravioletas). A istose deve o desenvolvimento da vida nas formas que aconteceram neste planeta, já que a atmosfera propicia uma barreira que deixa passar somente os espectros visíveis desta luz.
Este tipo deradiação tão energética também é produzida em fenómenos astrofísicos de grande violência. O seu comprimento de onda pode varia desde alguns picómetros até comprimentos muito menores.
Porcausa das altas energias que possuem, os raios gama constituem um tipo de radiação ionizante capaz de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. Devido à sua elevadaenergia, podem causar danos no núcleo das células, por isso usados para esterilizar equipamentos médicos e alimentos. O conhecimento sobre as ondas eletromagnéticas tem evoluído desde aépoca de Maxwell.
Atualmente, sabemos que as mesmas são formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro.
As ondaseletromagnéticas, geralmente, se diferem uma das outras quanto ao valor da frequência de propagação e quanto à forma que são produzidas; como por exemplo: os raios ultravioleta, emitidos porátomos excitados, possuem frequências superiores às da região visível do ser humano. Esses raios são denominados radiação ultravioleta.

Bibliografia: Brasil Escola e Mundo Educação
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espectro eletromagnetico
  • Espectro Eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • O espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnético
  • Espectro eletromagnetico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!