Espectofotometria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL B
Relatório do Experimento 7 – Espectroscopia no Infravermelho
Daniel Akio Funayama – RA297240
Felipe Milhardo dos Santos – RA 296937
Flávia Cecília Ogata – RA 296945
Maria Isabel Ide Ogasawara – RA 297380
Pedro Marte Nascimento Dias – RA 296694
Ronald Willian Antonietto de Souza –RA 296589
Introdução
A espectroscopia no infravermelho é uma técnica de análise quantitativa e qualitativa (mais empregada na análise qualitativa) que mede a vibração das ligações covalentesdurante a passagem de radiação infravermelha através do analito.
Essa técnica é considerada barata em relação a outras por não ser destrutiva e não consumir recursos extras, além da energia elétricanecessária para o funcionamento do aparelho (na espectrofotometria por absorção atômica com chama também é consumido gás necessário para alimentar a chama).
Um dos problemas encontrados na análise é ofato de as informações obtidas possuírem caráter “vago”, já que o aparelho detecta os tipos de ligações do analito, e não sua composição química exata. Mas essa técnica tem se mostrado eficaz emdeterminados tipos de análise, como por exemplo, para verificar a ocorrência de reações químicas e também na busca por classes de compostos em substâncias (fomos informados pelo técnico que no Departamentode Química da Universidade Federal de São Carlos essa técnica é usada para busca de determinadas classes de compostos em extratos vegetais). Neste experimento, a técnica foi empregada com o intuitode analisar a composição do polímero poliestireno.
Objetivo
Determinação da composição química de um polímero (poliestireno) por meio da análise de seu espectro no infravermelho.
ProcedimentoNeste experimento observamos a análise feita pelo técnico no espectrômetro de infravermelho e obtivemos a curva do espectro do analito. Inicialmente fizemos a análise do meio sem o analito (o ar...
Por favor, assinar para o acesso.