Especies Tributarias

Páginas: 4 (773 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2015
SEMINÁRIO II – ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS



QUESTÃO 1: QUAIS SÃO AS ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS? A DESTINAÇÃO DO PRODUTO DA ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA É RELEVANTE PARA A CLASSIFICAÇÃO JURÍDICA DOS TRIBUTOS ECONSEQÜENTE DEFINIÇÃO DAS ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS? CONSIDERAR, EM SUA ANÁLISE DA PERGUNTA, O ART. 167, IV, DA CF/88, E O ART. 4º DO CTN.

A exceção do grupo 2, os demais grupos entenderam ser 5 as espéciestributárias, quais sejam, impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições sociais.

Para os grupos 1, 4, 6 e 7 a destinação do produto da arrecadação é relevante paraa classificação jurídica das espécies tributárias, razão pela qual o art. 4º do CTN não foi recepcionado pela Constituição Federal. Já o art. 167 da Constituição contempla apenas a espécie impostos,não se aplicando às demais espécies.

Parte do grupo 3 entendeu ser relevante a destinação do produto de arrecadação para a classificação jurídica do tributo e, por conseguinte, da classificação dasespécies e parte entendeu ser irrelevante para a classificação das espécies tributárias.

O grupo 5 entendeu que a destinação do produto da arrecadação somente é importante para a classificação dostributos em vinculados e não vinculados.

Para o grupo 2, são três as espécies tributárias: impostos, taxas e contribuições de melhoria. Para esse grupo, os impostos são classificados em vinculados ounão vinculados, sendo irrelevante a destinação do produto da arrecadação. Em decorrência, o art. 4º do CTN e 167 da CF/88 corroboram o seu entendimento.

QUESTÃO 2: DIFERENÇAR TAXA DE PREÇO PÚBLICO.QUAL CRITÉRIO INFORMA TAL DIFERENCIAÇÃO? OS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA ELÉTRICA, TELEFONE, ÁGUA E ESGOTO, QUANDO PRESTADOS DIRETAMENTE PELAS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO, SÃO REMUNERÁVEIS PORTAXA? E NO CASO DE CONCESSÃO DESSES SERVIÇOS?

Todos os grupos entenderam que a taxa se diferencia de preço público quanto aos seguintes aspectos: a primeira é compulsória, decorre de lei, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espécies Tributárias
  • Espécies tributárias
  • Especies Tributarias
  • Especies Tributárias
  • Espécies Tributárias
  • Espécies tributárias
  • Especies Tributarias
  • Espécies tributárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!