ESPECIES DE PROVAS POCESSUAIS

1804 palavras 8 páginas
ESPECIES DE PROVAS POCESSUAIS Existe uma diferença doutrinária entre fontes de prova e meios de prova. Fontes de prova são pessoas e coisas de onde provém a prova, enquanto meios de prova são os instrumentos que permitem levar ao juiz os elementos que o ajudarão a formar seu entendimento acerca do caso. As espécies de provas processuais estão dispostas nos Art. 342 a 443 do nosso CDC, as espécies de provas são de extrema importância para que o Magistrado venha decidir a lide, de forma que não prejudique nem uma das partes. Cabe às partes indicar, na petição inicial e na contestação, os meios de prova de que se quer utilizar para demonstrar suas alegações. Na inicial o autor manifesta a intenção de produzir provas, visto que nesse momento não se sabe de quais provas vai necessitar para demonstrar a verdade dos fatos por ele alegados. Ocorrendo a revelia ou o reconhecimento da procedência do pedido, por exemplo, pode ser que não haja necessidade de provas.
Os tipos de provas:
Depoimento Pessoal O meio de prova pelo qual o juiz interroga a parte, com vistas ao esclarecimento de certos pontos controvertidos da demanda, ou mesmo para obter a confissão. O depoimento pessoal pode ser requerido pelas partes ou determinado de ofício pelo juiz (art. 342 e 343 do CPC)." Na audiência o juiz antes de inquirir as testemunhas, toma o depoimento das partes, primeiro do autor e depois do réu, de forma que aquela que ainda não prestou seu depoimento não assista o interrogatório da outra. Se a parte, sem motivo justificável, não comparecer, aplica-se a ela a pena de confissão, será aplicada a mesma pena para aquele que comparecer e recusar-se a depor ou responder com evasivas.

O depoimento pessoal é ato personalíssimo. A parte responderá pessoalmente sobre os fatos articulados, não podendo servir-se de escritos adrede preparados; sendo permitido apenas consulta a notas breves, desde que objetivem completar esclarecimentos das partes.
Confissão
Há confissão quando a

Relacionados

  • Prisão em flagrante
    1557 palavras | 7 páginas
  • Princípio do contraditório no Inquérito Policial
    4239 palavras | 17 páginas
  • medidas cautelares reforma cpp
    20484 palavras | 82 páginas
  • direito civil
    13316 palavras | 54 páginas