Especialização precoce no futebol brasilerio

2155 palavras 9 páginas
ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE NO FUTEBOL BRASILEIRO
Ricardo Souza de Brito

Resumo:
O presente trabalho pretende contribuir com profissionais que atuam na área da iniciação do futebol. Uma questão bastante discutida e refletida nos meios acadêmicos é a especialização precoce no futebol. Apesar de haver uma grande evolução nessas pesquisas, nota se claramente que a maioria dos profissionais que trabalham com o futebol tem optado por uma metodologia imediatista, ou seja, buscando resultados á curto prazo, mesmo que isso acarrete em uma especialização precoce. A partir da problemática exposta, este estudo tem como objetivo verificar e analisar sobre especialização precoce no futebol brasileiro, abordando os inúmeros riscos causados a vida das crianças, e soluções pedagógicas para o ensino da modalidade.
Palavras chave: especialização precoce – imediatismo – metodologia.
Introdução
A Especialização Precoce é um processo que vem sendo a tempos discutidos por especialistas em treinamento esportivo, e conseqüentemente no meio futebolístico. Comumente, ao se discutir especialização precoce, são mais enfatizados aspectos negativos relacionados à sobrecarga física imposta a jovens atletas que ainda não estão aptos a receber tais cargas de treino, e assim muitas vezes são acometidos de lesões crônicas que impedem que os atletas possam seguir praticando atividades de alto rendimento.
Em todo o mundo, existe preocupação com alternativas para o trabalho de atividade desportiva para jovens. Na verdade, as crianças e os jovens merecem uma atividade desportiva a sério, fundamentada, orientada e dirigida corretamente nas suas práticas de aprendizagem de iniciação e de competição. (PAES, 1997)
Mesmo com muitos estudos referentes à pedagogia esportiva, têm se notado que os profissionais de Educação Física não estão respeitando as individualidades, as maturidades biológicas e o desenvolvimento motor das crianças para obterem sucesso em curto prazo, mesmo que isso possa acarretar

Relacionados

  • futebol 1 2 3 signed
    5343 palavras | 22 páginas