especializaçao de enfermagem em oncologia

Páginas: 10 (2440 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
Sistema Muscular
Um esqueleto não se move sozinho. Para todos os nossos movimentos, precisamos dos músculos. Para andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, fazer embaixadas, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, do que é chamado de musculatura esquelética.
Por outro lado, a respiração, a digestão e a batida do coração também sãocomandadas por músculos. Eles constituem a musculatura lisa e cardíaca respectivamente, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que independem da nossa vontade. Ex: Não se manda o coração bater ou o estômago trabalhar.

Com o termo "músculo" nos referimos a um conjunto de células musculares organizadas, unidas por tecido conectivo. Cada célula muscular se denomina fibramuscular. No corpo humano há três tipos de músculos:
Liso, involuntário.
Cardíaco.
Estriado, voluntário ou esquelético.
Liso, involuntário
As células do músculo liso são sempre fusiformes e alargadas. Seu tamanho varia muito, dependendo de sua origem. As células menores se encontram nas arteríolas e as de maior tamanho no útero grávido.

Suas fibras não apresentam estriações e por isso sãochamados de lisas. Tendem a ser de cor pálida, sua contração é lenta e sustentada e independe da vontade da pessoa; de onde deriva seu nome de involuntário.
Esse músculo reveste ou forma parte das paredes de órgãos ocos tais como a traquéia, o estômago, o trato intestinal, a bexiga, o útero e os vasos sangüíneos.
Como um exemplo de sua função, podemos dizer que os músculos lisos comprimem oconteúdo dessas cavidades, intervindo desta maneira em processos tais como a regulação da pressão arterial, a digestão etc.
Além desses conjuntos organizados, também se encontram células de músculo liso no músculo eretor do pêlo, músculos intrínsecos do olho etc. A regulação de sua atividade é realizada pelo sistema nervoso autônomo e hormônios circulantes. As fibras do músculo liso são menores e maisdelicadas do que as do músculo esquelético. Não se inserem no osso, mas atuam como paredes de órgãos ocos.
Em volta dos tubos, em geral, há duas capas, uma interna circular e uma externa longitudinal. A musculatura circular constringe o tubo; a longitudinal encurta o tubo e tende a ampliar a luz. No tubo digestivo, o esforço conjunto da musculatura circular e da longitudinal impulsiona o conteúdodo tubo produzindo ondas de constrição chamadas movimentos peristálticos.

Cardíaco
Forma as paredes do coração, não está sujeito ao controle da vontade (involuntário), tem aspecto estriado. Suas fibras se dispõem juntas para formar uma rede contínua e ramificada. Portanto, o miocárdio pode contrair-se em massa. O coração responde a um estímulo do tipo “tudo ou nada". O músculo cardíaco secontrai ritmicamente 60 a 80 vezes por minuto.


Estriado, voluntário ou esquelético








As células do músculo esquelético são cilíndricas, filiformes. Uma fibra muscular ordinária mede aproximadamente 2,5 cm de comprimento e sua largura é menor de um décimo de milímetro. As fibras musculares se agrupam em feixes. Cada músculo se compõe de muitos feixes de fibras musculares. Éavermelhado, de contração brusca, e seus movimentos dependem da vontade dos indivíduos. Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total.
A carne que reveste os ossos é tecido muscular. Esses se encontram unidos aos ossos do corpo e sua contração é que origina os movimentos das distintas partes do esqueleto, e também participa em outras atividades como aeliminação da urina e das fezes. A atividade do músculo esquelético está sob o controle do sistema nervoso central e os movimentos que produz se relacionam principalmente com interações entre o organismo e o meio externo.
Chama-se de estriado porque suas células aparecem estriadas ou raiadas ao microscópio, igual ao músculo cardíaco. Cada fibra muscular se comporta como uma unidade. Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfermagem na oncologia
  • Oncologia enfermagem
  • assistencia de enfermagem na oncologia
  • trabalho de especialização em enfermagem do trabalho
  • Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho
  • Especialização em tecnico em enfermagem
  • Enfermagem em oncologia e saude do trabalhador
  • Enfermagem Oncologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!