Especialista

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
O elemento humano na Gestão de Pessoas

A área de Gestão de Pessoas precisa urgentemente compreender e assumir seu papel estratégico na gestão das organizações.
É muito comum encontrarmos nasempresas “setores de rh” que desempenham exclusivamente papéis de fiscalização e controle, procurando apenas garantir o cumprimento de normas internas e da legislação. Óbvio que esse tipo de atividadedeve continuar sendo executada, no entanto, há que se considerar a possibilidade de ampliação dessa atuação.
Essa ampliação dar-se-á pela conscientização dos gestores sobre a real importância daspessoas nas estruturas empresariais. Infelizmente, para alguns, as pessoas são “custos” inevitáveis.
Mas, uma onda de mudança nessa visão se anuncia no horizonte.
Percebe-se agora, mais do que nunca, queas pessoas podem ser (e de fato são) as responsáveis diretas pelo sucesso ou pelo insucesso das organizações. Que o desenvolvimento empresarial e as soluções para os diversos problemas quecaracterizam o dia-a-dia de qualquer instituição, passam necessariamente pelas cabeças e membros dos seus colaboradores.
Esse engajamento, tão importante e desejado, só pode ser conseguido se a área de Gestãode Pessoas atuar de forma estratégica, ou seja, ampliando seu rol de atribuições, se aproximando do corpo diretivo e assumindo seu papel no planejamento estratégico da empresa.
Numa palavra, a Gestãode Pessoas deve atuar incansavelmente na busca do comprometimento dos colaboradores.
Comprometimento com o quê?
Com a qualidade da sua vida e com o sucesso da empresa.
Estimular o comprometimentodas pessoas deve ser a meta da Gestão de Pessoas moderna. Meta essa que justificará e norteará toda e qualquer ação que se pretenda desenvolver com as pessoas que compõem os times das organizações.Que tipos de ações essa “nova” área de Gestão de Pessoas pode desenvolver para promover o comprometimento?
Basicamente as seguintes:
:: Atração e retenção de talentos;
:: Comunicação interna;
::...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista
  • Especialista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!