Especialista em Gestão Ambiental com ênfase em auditoria e perícia Ambiental

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014








FACULDADE VALE DO JAGUARIBE – FVJ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL COM ENFÂSE EM AUDITORIA E PERICIA AMBIENTAL


DISCIPLINA DE SAÚDE PÚBLICA E GESTÃO AMBIENTAL


DISCENTES:
ANTONIA ELIZANDRA DE ALMEIDA
CHARLENE KELVIA S. SANTIAGO
LIVANIA PEREIRA DA SILVA



Trabalho realizado na cidade de Baraúna-RN, onde pudemos constatar através de visitas, odescaso e abandono das autoridades competentes em relação aos locais estudados, que foram o abatedouro público, cemitério público, lixão, mercado público e o único hospital da cidade

ABATEDOURO PÚBLICO

Observamos que a estrutura física do abatedouro é precária, imaginemos então o estado dos animais que são abatidos neste local, sua higiene, tratamento, acondicionamento, translado evestimenta dos “profissionais” que manuseiam estas carnes. É importante ressaltar que este abatedouro fica localizado em uma área muito povoada e fica há poucos metros de casas residenciais, isto faz com que a população fique exposta a contaminação e assim adquirir doenças, por se tratar de um lugar sujo e com dejetos de animais, sendo expostas suas vísceras, material biológico, atrair insetos e malcheiro.


Algumas sugestões para melhorar as condições de higiene e organização no Matadouro Público do Município.
Construção de sumidouros;
fossas sépticas,
pavimentação, tanto na parte externa do prédio, assim como no setor interno dos currais;
equipamentos necessários para o abate animal de qualidade, tais como:
pistola automática para o abate humanitário - acoplada de um compressor dear,
serra elétrica para carcaça, sensibilizado para o abate de caprino, suíno e ovino,
estação elevatória;
balcões e tanques para as pessoas que manuseiam as vísceras dos animais abatidos;
vestimenta adequada;
Médico Veterinário;
Fiscalização Vigilância Sanitária.















CEMITÉRIO PÚBLICO



Este é o local onde é feito o descarte dos resíduos do cemitériopúblico, isso mesmo, os resíduos são jogados na rua que fica por trás do cemitério, sem a menor preocupação em fazer o descarte correto desse material, podemos obervar que até restos mortais e pedaços de caixões foram encontrados no meio desse lixo que fica bem próximo às residências.
Os cemitérios são grandes geradores de resíduos, visto que os corpos enterrados são exumados geralmente depois detrês anos. A exumação consiste em colocar os restos mortais em uma caixa, geralmente de fibra, após a decomposição natural dos tecidos. Pode ocorrer também para atender a fins administrativos, a uma determinação judicial ou para liberação do jazigo. Cada exumação gera aproximadamente 35 kg de resíduos, entre eles caixões de madeira; podas e galhos; resíduos de construção civil como lápides etampões de concreto; entre outros. A destinação dada a esses resíduos, em sua grande maioria, é inadequada e realizada em terrenos do próprio cemitério ou enviados para aterros sanitários.

A melhoria no gerenciamento de resíduos de cemitérios tem como objetivo possibilitar, a partir da implementação de instrumentos básicos, o controle mais eficiente da destinação correta dos caixões, assim comodemais resíduos, levando em consideração a diminuição de custos nos processos de acondicionamento, transporte, armazenamento e disposição final, além do atendimento às legislações.
Uma solução bem racional e moderna que vem sendo adotada para esse tipo de resíduo é a produção de energia elétrica através da queima dos resíduos em usinas que produzem vapor, alimentando os próprios equipamentosque vão produzir a energia elétrica.
As usinas de geração de energia podem ser instaladas no próprio cemitério com a utilização de equipamentos como um triturador e gerador, dotados de filtros para controle das emissões atmosféricas nos níveis permitidos.
Os resíduos de cemitérios, quando triturados, podem ser utilizados também como subprodutos para novas covas, seja por processos que exijam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria Ambiental
  • Auditoria e perícia ambiental
  • PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL
  • Perícia e auditoria ambiental
  • A AUDITORIA AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DA GESTÃO AMBIENTAL
  • Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria Ambiental e Economia Ambiental
  • SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, AUDITORIA AMBIENTAL E ECONOMIA AMBIENTAL
  • Sistema Gestão Ambiental, a Auditoria Ambiental e a Economia Ambiental.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!