especialidades odontológicas

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
1 INTRODUÇÃO


A Odontologia abrange diversas especialidades. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, no seu documento que consolida as normas de procedimentos nos Conselhos de Odontologia, “a especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações”.
Esteconceito geral define as diversas especialidades existentes no campo odontológico, nesta busca por eficácia e eficiência, proporcionando ao cliente um resultado mais satisfatório. Dentre elas, podemos citar a “Prótese Dentária”, que em seu objetivo maior, visa restaurar ao paciente os espaços deixados na arcada por extrações ou por coroas muito destruídas.
As próteses dentárias podem ser de doistipo basicamente: fixas ou removíveis. As próteses fixas são aquelas que utilizam de estruturas dentárias que restaram para a confecção de uma coroa ou ponte. As próteses removíveis, tem o objetivo de substituir um ou mais elementos dentários que foram extraídos por inteiro. Este tipo de próteses tem a vantagem de poderem ser retiradas para a higienização.
O objetivo deste trabalho, foi relatarsobre a especialidade Prótese Dentária, seus objetivos, áreas de atuação, a importância da especialidade e também descrever sobre alguns tipos de próteses encontradas, embasado em pesquisa bibliográfica feita em sites confiáveis, como o do Conselho Federal de Odontologia e sites de artigos científicos.

2 PRÓTESE DENTÁRIA

A Prótese Dentária, basicamente cuida da recuperação das coroasdentais e da reparação de espaços decorrentes de extrações visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.

2.1 OBJETIVO DA ESPECIALIDADE

Prótese Dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático, proporcionando ao paciente a função, asaúde, o conforto e a estética.

2.2 ÁREAS DE ATUAÇÃO

As áreas de competência do especialista em Prótese Dentária incluem:
a) diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios crânio-mandibulares e de oclusão, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes;
b) atividades de laboratório necessárias à execução dos trabalhosprotéticos;
c) procedimentos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis parciais e totais como substituição das perdas de substâncias dentárias e paradentárias;
d) procedimentos necessários ao planejamento, confecção e instalação de próteses sobre implantes; e,
e) manutenção e controle da reabilitação.

2.3 TIPOS DE PRÓTESES DENTÁRIAS

A colocação de dentes em falta por método artificial, éo que genericamente se designa por prótese dentária. As próteses repõem ou restauram os dentes por meio de confecções de próteses fixas ou próteses removíveis.
O exemplo clássico é o da chamada dentadura ou placa dentária. No entanto a prótese dentária engloba uma maior variedade de restaurações protésicas:
a) Coroa dentária (prótese dental fixa);
b) Ponte dentária (prótese dental fixa);
c)Prótese dental removível em acrílico (total ou parcial);
d) Prótese dental removível em metal e acrílico (esquelética, apenas parcial).
O tipo de prótese dentária indicada para cada pessoa, depende de múltiplos factores como o número de dentes a colocar, os apoios existentes e a estrutura óssea. O uso de prótese dentária não prescinde de cuidados de higiene. A placa dentária também adere aosdentes artificiais, alterando a sua estética e provocando a irritação da gengiva.

2.3.1 Prótese Dentária Fixa

As próteses dentárias fixas são as coroas e as pontes. As coroas podem ser confeccionadas de diversos materiais, como por exemplo cerâmica ou metal. Desta forma, se um dente está muito danificado, pode-se aproveitar o restante da sua estrutura radicular e coronária para se fazer uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Especialidades odontologicas
  • especialidades
  • especialidade
  • Especialidades
  • especialidades
  • especialidades
  • especialidade
  • especialidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!