Especialidade de Animais Pe onhentos

Páginas: 10 (2326 palavras) Publicado: 4 de julho de 2015

1) O que são animais peçonhentos?
ANIMAIS PEÇONHENTOS são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, arraias.
ANIMAIS VENENOSOS são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões) provocando envenenamento passivo porcontato (taturana), por compressão (sapo) ou por ingestão (peixe baiacu). 
Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos e venenosos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suaslarvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.

2) Descobrir a quantidade de acidentes causados por animais peçonhentos em seupaís ou região no último ano (caso esse dado não esteja disponível, pegar o último ano disponível).
Casos de acidentes por animais peçonhentos - Último ano: 2013
Brasil – 143.903 (270 óbitos)
Região Sudeste – 54.871 (70 óbitos)
Rio de Janeiro – 1.385 (2 óbitos)

3) Escolher e apresentar as seguintes características de 2 animais peçonhentos.
a. Habitat - b. Alimentação - c. Danos causados aosseres humanos - d. Forma de prevenção

1 – Cobra-Coral (coral-venenosa, coral-venenosa, ibiboboca, ibiboca e ibioca).
a. Habitat - É encontrada em matas das regiões sudeste e sul do Brasil. São encontradas também em áreas florestais do Uruguai, Paraguai e algumas regiões da América Central. A coral tem hábito noturno e vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição.
b.Alimentação - se alimentam, principalmente, de lagartos de pequeno e médio porte, outras serpentes, anfíbios e répteis.
c. Danos causados aos seres humanos – A cobra-coral é tão peçonhenta quanto uma Naja. A sua peçonha é neurotóxica, ou seja, atinge o sistema nervoso, causando dormência na área da picada, problemas respiratórios (sobretudo no diafragma) e caimento das pálpebras, podendo levar umapessoa adulta a óbito em poucas horas. O tratamento é feito com o soro antielapídico intravenoso. A pessoa acidentada deve ser levada imediatamente ao médico ou posto de saúde, procurando-se, se possível, capturar a cobra ainda viva. Deve-se evitar que a pessoa se locomova ou faça esforços, para que o veneno não se espalhe mais rápido no corpo. Deve-se também evitar técnicas como abrir a feridapara retirar o veneno, chupar o sangue, isolar a área atingida, fazer torniquetes, etc., sendo o soro a melhor opção.
d. Forma de prevenção - Os acidentes ocorrem com pessoas que não tomam as devidas precauções ao transitar pelos locais que possuem serpentes. Ao se sentir acuada ou ser atacada, a cobra-coral rapidamente contra-ataca, por isso recomenda-se o uso de botas de borracha cano alto, calçacomprida e luvas de couro, bem como evitar colocar a mão em buracos, fendas, etc.

2 – Lacraia (centopéia, escolopendra)
a. Habitat - As lacraias estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação. De hábitos noturnos, saem à procura de alimento ou de novas moradias,alojando-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Apresentam também hábitos peridomiciliares e domiciliares, sendo encontradas em: hortas, canteiros de jardins, vasos, xaxins, entulhos, sob tijolos ou qualquer compartimento da moradia onde coexistam ausência de luz solar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO ANIMAIS PE ONHENTOS
  • ANIMAIS PE ONHENTOS 1
  • DDS Animais Pe Onhentos
  • Animais Pe onhentos e Afogamentos
  • Primeiro Socorros Picada De Animais Pe Onhentos
  • Animais Pe Onhentos 3 SGT SELMO
  • Cap 19 Animais Pe onhentos Novo
  • Especialidade de Animais Peçonhentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!