Especfotometria curvas de calibraçao

678 palavras 3 páginas
Espectrofotometria - Curvas de calibração

Relatório apresentado à disciplina de Métodos instrumentais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão, como requisito para obtenção de nota parcial sob orientação do Professor Wagner Aguiar

Francisco Beltrão
2012

INTRODUÇÃO

A espectrofotometria é uma técnica analítica que estuda a quantidade e a qualidade de soluções de origem química e biológica. Esta técnica também realiza a quantificação de substâncias pela quantidade de luz absorvida pela solução (absorbância). Um espectrofotômetro pode medir a absorbância e a transmitância (luz transmitida, que atravessa a solução e não é absorvida).

2. OBJETIVOS

Esta prática experimental tem como objetivo promover a construção de uma curva de calibração, utilizando o espectrofotômetro, e determinar a concentração de uma amostra desconhecida.

3. MATERIAS E MÉTODOS

3.1 Materiais/Equipamentos
Materiais utilizados: balão volumétrico, béquer, bastão de vidro, pisseta e cubetas para leitura no espectofotômetro.
Equipamentos: espectrofotômetro.

3.1.2 Reagentes
O reagente que será utilizado nessa prática experimental é o azul de metileno, que já encontra-se preparado com uma solução-padrão com concentração de 3 ppm.

3.2 METODOLOGIA
3.2.1Procedimento
O procedimento da prática experimental seguiu os seguintes passos: Utilizando a solução-padrão de azul de metileno, preparamos cinco diluições, para as concentrações de 2,5 ppm; 2,0 ppm; 1,5 ppm; 1,0 ppm e 0,5 ppm. Anotamos a diluição de cada balão com sua respectiva concentração na Tabela 1; Após o preparo das diluições, promovemos a leitura das amostras no espectrofotômetro no comprimento de onda de 665 nm, de acordo com os seguintes passos: Lavamos (rinsar) a cubeta com cada amostra; Promovemos a leitura no espectrofotômetro; Esse processo deve ser feito em triplicata.

4.

Relacionados

  • Relatorio de cromatografia
    5438 palavras | 22 páginas