Esparta

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Esparta (em grego dórico: Σπάρτα, Spártā; em grego ático: Σπάρτη, Spártē) ou Lacedemônia (Λακεδαίμων, Lakedaímōn) foi um proeminente pólis (cidade-Estado) da Grécia Antiga, situada nas margens do rioEurotas na Lacônia, no sudeste do Peloponeso.1 Ela surgiu como uma entidade política em torno do século 10 aC, quando os invasores dórios subjugaram a população local. Por volta de 650 aC, a cidadepassou a se tornar o poder terrestre militar dominante na Grécia Antiga.

Dada a sua preeminência militar, Esparta era reconhecida como a líder de todas as forças gregas combinadas durante as GuerrasGreco-Persas.2 Entre 431 e 404 aC, a cidade foi o principal inimigo de Atenas durante a Guerra do Peloponeso,3 conflito do qual Esparta saiu vitoriosa junto com sua Liga do Peloponeso, embora por umgrande custo. A derrota de Esparta por Tebas na Batalha de Leuctra em 371 a.C. acabou com o papel proeminente de Esparta na região e iniciou o período da hegemonia tebana. No entanto, ela manteve asua independência política até a conquista romana da Grécia em 146 a,C. Em seguida, a cidade passou por um longo período de declínio, especialmente durante a Idade Média, quando muitos espartanosmudaram-se para viver em Mystras. A Esparta Moderna é a capital da unidade regional da Lacônia, na Grécia contemporânea, e um centro para produtos como frutas cítricas e azeitonas.

A cidade era única naGrécia Antiga por conta de seu sistema social e constituição, que eram completamente focados no treinamento militar de excelência. Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãosespartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não-espartana escravizada). Os esparciatas realizavam o agōgē, um rigoroso regime de treinamento eeducação, sendo que as falanges espartanas eram amplamente consideradas entre as melhores no campo de batalha. As mulheres espartanas tinham consideravelmente mais direitos e igualdade em relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esparta
  • Esparta
  • Esparta
  • Esparta
  • espartas
  • Esparta
  • Esparta
  • ESPARTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!