espancao da rede bancaria em mocambique

471 palavras 2 páginas
Delimitação do tema
A EXPANSÃO DA REDE BANCÁRIA NA PROVÍNCIA DE SOFALA, estudo de caso nos anos de 2007 a 2011
Justificativa da escolha do tema
Os serviços bancários tomaram nos últimos tempos uma centralidade no xadrez da vida das pessoas e das organizações. Os bancos servem como meios e garantias da circulação de dinheiro no mercado pois, permitem que as operações sejam efectuadas muitas vezes sem envolver papel - moeda que é um risco para as pessoas.
O estudo sobre a rede bancária vai permitir o conhecimento do nível de expansão destes serviços e das áreas em que cada um dos fornecedores se dedica. Os serviços bancários têm um objecto social, isto é, tem um leque de benefícios sociais que os cidadãos têm direito mas que é desconhecido por muitos daí que este trabalho irá trazer estes dados.
Os serviços bancários apesar de estar a verificar uma grande expansão a nível nacional, eles ainda são conhecidos na totalidade sobretudo nos distritos, as pessoas ainda guardam a ideia de que os bancos “rouba” o dinheiro dos clientes e que não há muita vantagem em usar os seus serviços o que faz com que muito dinheiro seja guardado em casa e tira o mesmo no circuito da circulação.
A nível científico este trabalho irá aumentar a bibliografia existente sobre estas matérias sobretudo por ser feito em Moçambique, com estudo localizado diferentemente de muita bibliografia ser estrangeira.
Problema de pesquisa
Cada dia que passa por meio da comunicação social damos conta de vários serviços bancários que vão se intalando no país, será que estão apenas para aumentar o número ou trazem algo de novo para o mercado? Será que todos só tem o único fim guardar rentabilizar as poupanças dos clientes ou tem fins socialmente úteis para todos? Estas e outras questões irão nortear esta pesquisa, e fica-se com a seguinte questão de partida: Qual é o grau de expansão da rede bancária na província de Sofala desde 2007 a 2011.
Hipótese
Uma hipótese é uma resposta antecipada ao

Relacionados