Espaco Industrial brasileiro

Páginas: 15 (3671 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
EE Capitão Agenor de Carvalho













ESPAÇO INDUSTRIAL BRASILEIRO










Estiva-Gerbi
02/04/2014













Matheus Aparecido Barbino Nº 27
Paloma Thais Pereira Nº 30
Gabriel Aloisio de Arruda Nº 10
Inaê Monteiro Nº 17










INTRODUÇÃO


Há tempos, as indústrias vêm conquistando seu espaço no território brasileiro,tornando-se muitas vezes um dos elementos mais básicos de uma região. Trazem consigo sempre a característica marcante da mudança, tanto na cultura como na economia, ou até mesmo no espaço que ela ocupa e no impacto que ela causará no meio ambiente.
A seguir, veremos um pouco mais sobre as indústrias, como e porque um lugar que comporta uma ou várias indústrias se modifica, e modifica a vida de suapopulação e como os meios de transporte e comunicação podem influenciar para a industrialização de uma determinada região.
Porque as indústrias tendem a se concentrar mais em uma determinada região? Como fica o desenvolvimento de uma região pouco industrializada? Essas e outras questões serão abordadas, tendo como principal objetivo entender melhor o papel desta gigante, chamada INDÚSTRIA.O ESPAÇO INDUSTRIAL BRASILEIRO

O Espaço Industrial Brasileiro, assim como em todos os lugares, seguiu as características gerais do processo de industrialização das sociedades a partir do modo de produção capitalista. O processo de criação e instalação de indústrias em um território literalmente produz o espaço, transformando-o e conferindo aele novas lógicas e novos significados. A industrialização contribui, principalmente, para a intensa e rápida urbanização do território, bem como para as concentrações econômica, populacional, de infraestrutura e de investimentos financeiros. No Brasil, o processo de industrialização iniciou-se enquanto política de Estado a partir da década de 1930, quando a dependência econômica nas exportações dematérias-primas, com destaque para o café, levou a economia do país a ruir diante da Crise de 1929. Tal proposição intensificou-se com o chamado Plano de Metas, na década de 1950, e acarretou para uma ampliação da produção industrial brasileira.
No entanto, essa concentração ocorreu, sobretudo, na região Sudeste do Brasil, com o predomínio da cidade de São Paulo, em função de sua posiçãogeográfica estratégica e da herança econômica ofertada pela produção cafeeira, que conferiram a essa cidade uma ligação com o Oeste e com o Porto de Santos através das ferrovias, além disso, a partir da década de 1950, a indústria automobilística consolidou-se nessa região, o que foi fundamental para a concentração do parque industrial brasileiro na capital paulista e em sua região metropolitana. Taisprocessos provocaram uma rápida e precária urbanização, bem como a explosão de movimentos migratórios advindos das diferentes regiões do Brasil.
O resultado foi o grande surto populacional da região Sudeste. Em 1872, São Paulo contava com cerca de 32 mil habitantes e era a décima maior cidade brasileira; ao final do século XX, já se tornara a maior metrópole do país e a quarta maior do mundo, commais de 20 milhões de habitantes, contando a cidade e sua região metropolitana, e 11 milhões, contando apenas a capital.
Na década de 1970, a produção industrial da capital paulista e de seu entorno representava quase a metade de toda a produção industrial nacional.
Todavia, a partir da década de 1980 em diante, houve esforços governamentais que se preocuparam em proporcionar uma desconcentraçãoindustrial do país, fato que só se efetivou claramente a partir da década de 1990. Apesar disso, São Paulo continuou na liderança nacional industrial, muito em virtude de sua modernização e ampliação de seu aparato tecnológico e industrial.

AS ATIVIDADES ECONÔMICAS E INDUSTRIAIS NAS 05 REGIÕES DO BRASIL

SUDESTE:
Como descrito anteriormente, o Sudeste, é a região que possui a maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O espaço industrial brasileiro
  • O espaço agrario e industrial brasileiro
  • Espaço Industrial
  • O espaço industrial
  • O espaço Brasileiro
  • Espaço Industrial
  • o espaço industrial
  • espaço industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!