ESPACIALIZAÇÃO DE OCORRENCIA DE LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS, MS

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
ANA PAULA SCAFFA SHIOTSUKA
NATALIA DA CONCEIÇÃO MEDEIROS
TICIANE BRASIL DE BARROS







ESPACIALIZAÇÃO DE OCORRENCIA DE LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO DE DOURADOS, MS




Trabalho apresentado como
exigência da disciplina de
Tratamento de análise espacial
de dados ambientais, ministrada
pelo professor Joelson, no
curso de bacharel em
GestãoAmbiental.




Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Ciências Biológicas e Ambiental
Dourados
2013

RESUMO
O trabalho foi baseado em coletas de dados realizadas no CCZ (Centro de Contreloe de Zoonozes) para uma identificação de casos de Leishmaniose (Leishmania) ocorridas no município de Dourados e será registrado os locais através do software Quantum GIS onde asepdemias estão sendo ocasionadas. Sendo um problema de saúde pública, se desenvolve geralmente em cães, mas podem ser desenvolvidas também em animais silvestres e em humanos e mamíferos. No Centro de Controle de Zoonoses obtivemos resgistros de controles da doença que caracteriza dentro de suas responsabilidades, contando também com a UNIGRAN que são locais de referências de identificação detratamento a cães para que possa ser feita uma espacialização desses locais de maiores quantidades em focos.

PALAVRA-CHAVE

Leishimania; Controle; SIG; meio ambiente; tratamento analítico.

INTRODUÇÃO
A leishmaniose que é transmitida pelo mosquito da espécie Flebótomo  também conhecido como mosquito-palha  é atualmente um problema de saúde pública, uma vez que se desenvolve nos centrosurbanos bem como na área rural do país. Esta doença atinge principalmente os cães domésticos, mas também é observada em animais silvestres. A forma de transmissão ocorre via vetores biológicos, tais como os mosquitos das famílias Psycodidadae, Phlebotominae.
No Brasil são identificadas sete espécies causadoras da doença, e destas apenas três são encontradas nos cães: a espécie Leishmania tropica,causa leishmaniose cutânea ou “botão do oriente”, as lesões desenvolvendo-se no local da picada do inseto; a L. donovani causa Leishmaniose visceral, ou “calazar”, a infecção sendo sistêmica; e a espécie L. braziliensis: causa lesões semelhantes ás da L. tropica.
Atualmente segundo a literatura existem três padrões de transmissão da Leishmaniose Tegumentar no Brasil. O primeiro padrãosilvestre, ocorre na região Amazônica e no Centro-Oeste brasileiro, onde a transmissão ocorre em focos naturais em ecossistemas florestais 1. Um segundo padrão, também ocorre em focos naturais com ciclo silvestre, mantido em áreas florestais preservadas como rugosidades em áreas de produção agrícola tradicional, como ocorre no Nordeste nos estados do Ceará e da Bahia e, na Região Sudeste, em MinasGerais e no Rio de Janeiro. E, ainda, um terceiro padrão de transmissão, cuja ocorrência tem sido observada nas periferias de áreas urbanas.1
Neste sentido a organização do espaço geográfico na investigação do processo saúde-enfermidade, e na análise da interação da sociedade com a natureza é importante para um diagnóstico coerente e para tomada de decisões do poder público.

OBJETIVOS GERAISEste trabalho tem como objetivo caracterizar a ocorrência de focos de Leishmaniose no município de Dourados, Ms (Silva, 2000).
Através de o software Quantum Giz registrar a epidemia de Leishmaniose ocorrida em cães domésticos no município de
Dourados, MS e identificar quais são os bairros com maior número em focos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O município de Dourados éconstituído por 207.498 habitantes distribuídos numa área de 4.086,235 km2. “““ ““Localizado geograficamente entre os paralelos 22º13’18.54” S e os meridianos 54°48’23.09” 55º W. A vegetação característica da região é o cerrado, com a temperatura média anual varia de 20 a 22ºC, com as médias dos meses mais frios e mais quentes oscilando, respectivamente, entre 15 a 19ºC e 23 a 26ºC (Oliveira & Gibbs,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOURADOS MS
  • QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES DE UMA USINA DE ÁLCOOL E CANA DE AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS.
  • Caf
  • Sistema Silvipastoril em Dourados
  • Multiculturalidade em Dourados
  • Inventário Turístico de Dourados-MS
  • Lei ambiental de dourados ms
  • Economia Dourados MS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!