Espacialidades da religião Amish

416 palavras 2 páginas
Layssa Kmiecik Ciências Sociais – Geografia da Religião 04/11/14
Analise das Espacialidades Amish

Neste trabalho analisaremos sob a perspectiva das Espacialidades a religião Amish, tanto considerando sua tradição pertencente aos anabatistas, e que encontra a disposição de seus fiéis nos EUA e no Canadá, como usando como ferramenta auxiliadora o filme Amish Grace, (Graça Amish em tradução livre), lançado em 2010, sob direção de Gregg Champion, e que trabalha com uma fatal chacina que ocorreu na escola de uma das comunidades americanas. Trata-se de uma religião um tanto quanto exótica, quase caricatural ao mundo capitalista-ocidental, uma vez que seus adeptos negam totalmente o mundo material, desde o uso de vestimentas diversas (jeans, camisetas, etc) comuns a nós, ocidentais, até o uso de celulares, tão comuns em nossa cultura moderna, e de automóveis, usando ainda carroças.
Dentro da analise proposta, na espacialidade do Mito, podemos enfatizar o Perdão, uma vez que este surge no filme, até com uma proposta paradoxal, na medida em que este é dado ao assassino das meninas que foram mortas na escola Amish, tanto a ele quanto a sua família, além de todo o apoio prestado pela comunidade a esta, a primeira vista, pode enquadrar-se na espacialidade do mito, na medida em que as famílias, naquele momento de dor, não precisam de uma razão à perdoar, somente o fazem seguindo os mandamentos de Deus.
Já na analise do Pensamento, podemos expor vários aspectos, como a própria essência Amish que se dá na negação do mundo, no não prestar nem receber auxilio ao/do Estado, não tirar fotografias, não manter contato com os “desviados” da comunidade, etc. Todas características que enfatizam o modo de ser Amish, que é puramente baseado nas escrituras.
Falando em Escrituras, na Espacialidade da Linguagem, os Amish são seguidores da bíblia cristã, especificamente do Novo Testamento, e acreditam que esta seja a manifestação da vontade de Deus, e que deve

Relacionados

  • Geografia
    6173 palavras | 25 páginas