Espaço

Páginas: 6 (1441 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013


Universidade Federal de Campina Grande

O ESPAÇO PERCEBIDO: EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO CONCEITUAL
HARTENTHAL, Mariana Westphalen e ONO, Maristela Mitsuko. O espaço percebido: em busca de uma definição conceitual. Arquiteturarevista, vol. 7, N. 1, p. 2-8, 2011

Palavras-chave: Filosofia; espaço; percepção.

Tendo como objetivo de esclarecer o termo espaço e o seu significado, que é umtanto quando ambíguo, o artigo nos apresenta de diversas formas de como o espaço é entendido por nos, utilizando o ponto de vista de vários autores que estudaram e retrataram de maneira diferente o assunto abordado. Para ter uma análise mais completa é necessário observar a nossa percepção com o mundo através da experiência, da interação com o ambiente e de maneira filosófica, de como retratamos oespaço.
Sabemos que o espaço tem diversos sentidos e assim como o tempo, não a claramente uma definição, sendo assim é possível ter diversas possibilidades de analise para serem apresentadas, as pesquisas feitas indicaram que falar sobre o espaço é falar de como ele se mostra e de como nos capitamos ele. O filósofo Henri Lefebvre fala que a quantidade de estudos realizados sobre o termo espaçogerou uma enorme quantidade de definições, pois o assunto não se apresenta apenas em uma área.

“a abundância de estudos sobre o tema “espaço” havia gerado um número infinito de espaços, cada um se sobrepondo, ou contido no outro: geográfico, econômico, demográfico, sociológico, ecológico, político, comercial, nacional, continental, global” (Lefebvre, 1991, p. 8).

Muito desses autores não sepreocupavam em citar conceitualmente sobre qual definição de espaço estavam se referindo tornando-o confuso de se entender, para facilitar o entendimento Henri Lefebvre buscou mostrar as diferenças de definições conceituais do espaço, ele explica que no ponto de vista dos matemáticos, o espaço é euclidiano, que é a relação de distancia e ângulos no espaço, e outra series de termos matemáticos, maisquando questionados sobre a relação do homem com o ambiente não conseguiram dar uma resposta, passando a questão para os filósofos onde foi aprimorada a noção desenvolvida pelos matemáticos. Henri Lefebvre procurava entender a relação entre o espaço real e o ideal, vendo que esses dois conceitos de espaço não estão realmente separadas e sim correlacionadas, podemos observar isso na arquiteturaque apesar de utilizarmos o espaço matemático, no caso à criação do projeto, mas tem como objetivo transformar o espaço real em um espaço vivido, que procura compreender a interação do homem com o ambiente, Henri Lefebvre diz que a teoria da arquitetura seria um inicio natural para a compreensão do espaço vivido, até porque está ligada diretamente com essa pratica profissional, como pode ser vistoem diversas obras de teóricos da arquitetura.

“O italiano Giulio Argan, por exemplo, aponta a necessidade humana de “espacejar” em seu livro Projeto e destino” (Argan, 2000).
“O espaço aparece também em texto do arquiteto Hans Hollein, de 1960, no qual ele nega uma “função” para a arquitetura, mas afirma que ela constrói “spacedeterminators”, ou “elementos que irradiam espaço” (Hollein,1960)”.

Apesar de que todos os teóricos apresentados destacam a relevância do espaço sendo fundamental na arquitetura não o analisava com detalhes nem o tornava como objetivo principal de suas pesquisas, observando isso podemos ver que seria difícil encontrar uma melhor definição conceitual do espaço, sendo assim necessário pesquisar o termo em outras áreas como a filosofia, a psicologia e as ciênciassociais. Kent considera que espaço e tempo são de propriedades mentais onde é necessária para a existência mental de tudo, é uma característica cognitiva primitiva que torna possível a percepção externa de tudo que existe.

“é impossível conceber que não exista espaço, ainda que se possa pensar que nele não exista nenhum objeto” (Kant, 2008, p. 17).

Mesmo dizendo que a concepção do espaço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPAÇO
  • espaço
  • espaço
  • O espaço
  • Espaço
  • O que é Espaço?
  • Espaço
  • Espaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!