espaço industrial mundial

Páginas: 16 (3830 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Teorias da Localização Industrial
O local de instalação de um empreendimento, no mundo capitalista, é essencial para determinar o sucesso ou o fracasso da empresa. Com a indústria não é diferente, pois há uma tendência de ocorrer, num primeiro impulso de industrialização de uma região, uma concentração fabril num meio urbano ou proximidades, buscando aproveitar as infra-estruturas existentes nascidades para reduzir os custos de instalação e assim ampliar os lucros (aproveitam a oferta de mão-de-obra, possibilidade de mercados, rede de transportes, sistema energético, estrutura de comunicações, incentivos governamentais...). A região que passa a ter uma dinâmica de atração industrial é conhecida por economia de aglomeração. As mais antigas concentrações fabris no mundo, como o Vale doReno-Rhur (Alemanha), a região dos Grandes Lagos e Nordeste dos EUA, a baía de Tóquio ou ainda a região metropolitana de São Paulo, são exemplos de tradicionais áreas de aglomeração industrial.

Com a saturação industrial de uma antiga região fabril ocorre um aumento nos custos de instalação e/ou manutenção das empresas, devido a formação de sindicatos reivindicando melhores salários, aumento nastarifas, impostos e serviços (transporte, segurança ...) e preços de terrenos, congestionamentos atrasando chegada e saída de mercadorias e matérias-primas, leis ambientais mais rígidas exigindo gastos com tecnologia, entre outros fatores. Com isto há uma tendência a ocorrer uma dispersão fabril, com as indústrias buscando novas áreas atrativas. A dinâmica de repulsão fabril de uma antiga regiãoindustrial recebe o nome de deseconomia de aglomeração. Nos países desenvolvidos as indústrias de alta tecnologia (que não necessitam muita matéria-prima ou energia) buscam se afastar das antigas aglomerações fabris para subúrbios afastados ou pequenas cidades universitárias, onde conseguem mão de obra ultra-qualificada; já as indústrias tradicionais deslocam-se aos países subdesenvolvidos ondeconseguem vantagens comparativas.

As Revoluções Industriais
A indústria desenvolveu-se em etapas, ou estágios: até ao final do Feudalismo predominou o artesanato, caracterizado por não haver divisão do trabalho, pois o artesão domina todo o processo produtivo e realiza todas as atividades, da captação da matéria-prima ao produto final e sem o emprego de máquinas, sendo usado apenas ferramentassimples. Do século XVI ao XVIII desenvolveu-se a manufatura, onde já ocorre uma divisão de trabalho e o emprego de máquinas simples mas o trabalhador ainda tem noção geral do processo produtivo. A indústria moderna surgiu com a Revolução Industrial, no final do século XVIII e século XIX, e tem como características a extrema divisão do trabalho onde o operário fica alienado do processo produtivo,além do emprego maciço de máquinas movidas a modernas fontes energéticas, que condicionam o ritmo de trabalho (específico) do operário e produz artigos estandartizados (iguais) numa escala muito superior que os estágios anteriores.

Revolução Técnica-científica-informacional
O modelo fabril baseado na indústria automobilística e petroquímica, encontra sua saturação na década de 70 com a crise dopetróleo. Além de inflacionar o mundo todo causando sérios problemas econômicos (principalmente aos países pobres), detonou também uma crise energética ao questionar o modelo econômico-industrial vigente, altamente dependente de uma fonte que é não-renovável e com as jazidas monopolizadas pela OPEP; ainda provocou uma crise ambiental, já que a sociedade industrial se pautou sobre o petróleo que éaltamente poluente (oceanos, atmosfera, resíduos não-biodegradáveis). Tudo isso forçou a indústria a se reestruturar, elaborando tecnologias para reduzir custos com materiais, com energia e aumentar sua eficiência produtiva, com o objetivo de se adequar à nova conjuntura econômico-energética-ambiental. A este evento que ainda hoje vivenciamos, e de forma radical, convencionou-se o nome 3ª...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço Industrial
  • O espaço industrial
  • Espaço Industrial
  • o espaço industrial
  • espaço industrial
  • Organização do espaço mundial
  • Regionalização do Espaço Mundial
  • O espaço agrário mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!