Espaço geográfico

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
-------------------------------------------------

ARYANE KOVACS FERNANDES
HISTÓRIA – MATUTINO
O ESPAÇO GEOGRÁFICO:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Roberto Lobato Corrêa
O espaço pode ser modificado através do olhar de cada indivíduo, ou seja, existem formas diferenciadas de se olhar um mesmo espaço. Neste sentido, ele pode ser pensado como espaço físico, psicológico, social ou geográfico.Entretanto, visa-se aqui pensar e discutir a respeito deste último, considerando-o como a superfície da terra onde o homem erigiu o seu habitat (morada).
Embora o espaço seja considerado o conceito organizador em que a geografia se desenvolveu, não há uma quantidade de debates consideráveis a respeito da natureza do espaço como conceito organizador na geografia. O que se pretende é pensar como a partir daprática humana tem-se conceitualizado o espaço geográfico e como o geógrafo pensa acerca disto.
Harvey afirma: “Os conceitos de espaço estão baseados na experiência (...) e variam de um contexto cultural para outro, e dentro de configurações culturais mais amplas subgrupos menores podem desenvolver um aparato conceitual particular em relação ao espaço, dado ao papel particular que desempenhana sociedade”. (p. 26)
Da prática humana dividem-se três modos como o espaço-morada do homem tem-se conceitualizado e considerado pelos geógrafos: espaço absoluto, espaço relativo e espaço relacional.
A respeito do espaço absoluto, cujas origens estão no pensamento de Kant influenciado por Newton, o espaço tornou-se algo independente de qualquer coisa. Segundo Harvey o espaço absoluto estáassociado “[...]às idéias de área ou região de unicidade, e assim associado à geografia regional proposta por Hartshorne.” (p.27) Este afirma que segundo a lei geral da geografia todas as áreas são únicas e que estas estão relacionadas aos fenômenos dentro delas somente naquilo que pertencem a elas em tais e tais localizações. Entretanto, há uma impossibilidade de se obter uma porção de terras semafetar a localização de decisão locacional.
Sobre o espaço relativo, entende-se deste como um relacionamento entre objetos. Deste modo, “[...]o movimento de pessoas, bens, serviços, e informações verifica-se em um espaço relativo porque custa dinheiro, tempo e energia para se vencer a fricção da distância”. (p.27) A idéia do espaço relativo consiste nos conceitos de distância a fim de se compreendera distribuição de alguns aspectos da organização territorial das comunidades. Ainda, alguns geógrafos sugeriram até por reduzir a geografia a uma “disciplina da distância”. Nystuen, um dos seguidores de Bunge (trata do espaço relativo como uma linguagem da geometria não-euclidiana), propõe uma geografia com conceitos básicos como os de direção, distância e conexão sem nenhuma referência aosocial. O espaço relativo foi realmente considerado a partir da expansão capitalista e retomado na nova expansão na década de 50, uma vez que um problema fundamental daquele é a localização a qual aparece em qualquer sociedade, principalmente na capitalista.
E, por último, a respeito do espaço relacional, este possui existência nos objetos – “no sentido de que um objeto somente pode existir na medidaem que ele contenha e represente dentro de si relações com outros objetos”. Tem-se, como exemplo na Geografia, as análises sobre o uso da terra urbana, sobretudo dentro da distribuição de grupos sociais no espaço urbano através da delimitação de áreas sociais.
Deriva-se destes três conceitos o fato de que o espaço apresenta um valor de uso, principalmente no ideal físico onde a sociedade seorganiza. No entanto, o espaço não é divido de maneiras semelhantes, o resultado disto se dá em certos espaços serem mais desejados que outros devido ao alto valor de uso e devido à sua escassez. Outro aspecto que pode atribuir valores diferenciados às porções do espaço é a própria “fricção da distância”.
Ainda, o espaço possui também um valor de troca, ou seja, “[...] constitui-se em uma mercadoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espaço Geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geográfico
  • Espaço Geográfico
  • espaço geografico
  • Espaço geográfico
  • Espaço geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!